Google+

O Grupo de Estudos em Hospitalidade e Lazer (GEHLA) do Instituto Federal foi constituído no final de 2016 e em 2017 passou a reunir-se semanalmente para estudar artigos científicos e livros da área.

A sistemática de estudo do Grupo, decidida por seus membros em reunião de planejamento, é a apresentação de um tema por semana, de livre escolha do apresentador. Com esta lógica, cada um escolhe o que apresentará ao grupo com base em um ou mais artigos científicos/livros dentro de sua linha de pesquisa.

O GEHLA conta atualmente com 13 membros, sendo 8 professores do Instituto Federal, 2 alunos do Técnico em Lazer, 1 técnico da área e 2 pesquisadores externos. Os temas já abordados trataram sobre o lazer como direito constitucional, as políticas públicas de lazer, a hospitalidade nos espaços públicos, o perfil profissional do recreador e os grupos de pesquisa em lazer. A partir dos textos discutidos estão surgindo ideias de projetos em conjunto, no tripé ensino, pesquisa e extensão.

Desde sua constituição, membros do Grupo tem buscado participar de eventos científicos a nível local e nacional, como o 5º Encontro SENAC de Conhecimento Integrado em Bauru/SP, 6ª Semana de Tecnologia do IFSP (Campus Avaré), IX Congresso de Iniciação Científica da Eduvale (CONINCE), 29º Encontro Nacional de Recreação e Lazer (ENAREL) em Natal/RN, entre outros. Neste último, alguns membros conheceram o exitoso Museu dos Brinquedos Populares do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Além disso, participaram de grupos de trabalho visando o desenvolvimento de projetos conjuntos na rede federal.

Neste ano, alguns trabalhos já desenvolvidos pelos membros serão enviados para publicação em Congressos na área e em áreas afins, visando tanto comunicar à comunidade científica sobre os resultados encontrados nas pesquisas e experiências desenvolvidas, como contribuir com a qualidade de vida da comunidade local e regional através do lazer.

As reuniões acontecem às quartas-feiras, das 13h45 às 14h45, no Laboratório de Hospitalidade e Lazer do Campus.