Google+


PRONATEC


Informações Gerais

Em 26 de outubro de 2011, a Lei n°. 12.513 instituiu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, com a finalidade de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira, a ser executado pela União em regime de colaboração entre os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, com a participação de instituições públicas e privadas.
 
No Pronatec, os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), somam-se às demais ofertas de educação profissional e tecnológica, com o propósito de atender prioritariamente trabalhadores e beneficiários dos programas federais de transferência de renda na Bolsa-Formação Trabalhador.
 
O atendimento a esse público aspira ao resgate do sentido da educação como direito humano, além do direito social constitucionalmente estabelecido, uma vez que essas pessoas historicamente tem sido excluídas dos processos educacionais, agravando as desigualdades e a situação de vulnerabilidade social.
 
Na perspectiva de promover a inclusão, assegurando o acesso, a permanência e o êxito nos cursos  e tendo como meta a inserção socioprofissional dos beneficiários da Bolsa-Formação Trabalhador.
 
Espera-se que a partir do acesso a um curso da Bolsa-Formação Trabalhador, os beneficiários desenvolvam habilidades e competências necessárias a sua inserção no mundo do trabalho. Para além dessa formação, é preciso ainda que, por meio dos cursos FIC, essas pessoas possam empoderar-se como sujeitos de direitos, desenvolver autonomia e tornarem-se sujeitos de sua própria história.
 
FIC
 
A formação inicial e continuada abrange cursos de livre oferta destinados a pessoas com diferentes níveis de escolaridade que objetivam o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social, atendendo às necessidades de efetiva qualificação para o trabalho com possibilidade de elevação de escolaridade.
 
Por determinação da Lei n°. 12.513/2011, no âmbito da Bolsa-Formação Trabalhador os cursos FIC oferecidos terão carga horária mínima de 160 horas. Todos os cursos passíveis de serem oferecidos estão descritos no Guia Pronatec de Cursos de Formação Inicial e Continuada.
 
A oferta de cursos deve estar afinada com a consolidação de uma política pública que tenta aproximar o universo da educação ao mundo do trabalho, levando os beneficiários a desenvolver competências pessoais e profissionais necessárias ao exercício de uma ocupação com identidade reconhecida.
 
A Bolsa-Formação Trabalhador destaca-se entre as iniciativas e ações do Pronatec, com a oferta gratuita de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional destinados a trabalhadores de diferentes perfis, beneficiários de programas federais de transferência de renda e estudantes de Ensino Médio das redes públicas.
 
Pronatec / Bolsa-Formação Trabalhador
IFSP Campus Avaré
14 3711-1453

Equipe

Equipe 2014:
 
Coordenadora-Adjunta: Gabriela de Godoy Cravo Arduino
 
Orientadora: Isabel Cristina Correa Cruz
 
Orientadora: Barbara Negrini Lourençon
 
Supervisor: Marcelo Dias Martinez
 
Supervisor: Matheus Manoel Teles de Menezes
 
Agente de Apoio Administrativo: Juliana Aparecida Ferreira
 
Agente de Apoio Administrativo: Luana Rocha da Silva
 

Agente de Apoio Financeiro: Gustavo Guerra Damiano


Agente de Apoio Financeiro: Renato Silvano Pires Baptista


Horarios

Ainda não disponível

Cursos Oferecidos - 2014

No Instituto Federal - Campus Avaré:
 
1) Almoxarife
2) Artesão de Pintura em Tecido - Turma 1
3) Artesão de Pintura em Tecido - Turma 2
4) Auxiliar Administrativo (2 turmas)
5) Auxiliar de Recursos Humanos (2 turmas)
6) Cuidador de Idoso
7) Eletricista Industrial
8) Maquiador
9) Operador de Caixa
10) Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas
11) Mulheres Mil: Artesão em Bordado à Mão
12) Mulheres Mil: Preparador de Doces e Conservas
 
No Fundo Social de Solidariedade de Avaré
13) Costureiro
No Centro de Ressocialização de Avaré
14) Auxiliar de Cozinha
15) Pintor de Obras
 
Na Penitenciária 1 de Avaré
16) Auxiliar de Cozinha
 
Na Penitenciária 2 de Avaré
17) Auxiliar de Cozinha
 
Na Penitenciária de Cerqueira César
18) Auxiliar de Cozinha
 
Na Fundação Casa, Casa João Paulo II de Cerqueira César
19) Garçom
 
No campus avançado de Paraguaçu Paulista
20) Produtor de Frutas e Hortaliças Preparadas pelo Uso do Calor

21) Programador de Dispositivos Móveis