REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO E A APLICAÇÃO DO JOGO “BARALHO DE FRAÇÕES”

Autores

  • Julia Rodrigues Rossik
  • Filipi de Moura Batista
  • Maria Eduarda Chaves Medeiros
  • Ludmila Brito Lemes

Resumo

Neste trabalho, o objetivo é apresentar o processo que deu origem ao jogo, elucidando as etapas para construção e aplicação, e refletir sobre as aulas em que ele foi aplicado. A partir de um projeto de mapeamento proposto pela coordenadora do PIBID no IFSP – Campus Hortolândia, foi possível identificar desafios no estudo de frações em aulas de matemática. Assim, no âmbito das reuniões gerais, o jogo Baralho das Frações foi planejado de forma colaborativa. O jogo foi aplicado em duas turmas da 1a série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Professora Liomar Freitas, no município de Hortolândia. Foi possível perceber que o jogo é atrativo e envolveu os(as) estudantes no estudo de frações. Além disso, que, apesar da aplicação do mesmo jogo, a experiência em cada turma envolveu desafios diferentes.

Downloads

Publicado

2024-12-18