RESUMO EXPANDIDO — PIBID E.E. FERRUCIO CHIARATTI PIBID: Contribuições Enriquecedoras ao Processo Formativo
Resumo
O presente relato de experiência descreve as atividades desenvolvidas junto ao Programa de
Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) edital 2022/2023, pelos alunos(as) do Curso Superior
de Licenciatura em Letras Português/Inglês, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Sertãozinho. O projeto, cujo foco está centrado na produção textual, e com objetivo de se trabalhar a leitura e a produção de textos, foi desenvolvido junto aos alunos da sétima série B da E.E. Ferrucio Chiaratti, localizada no município de Sertãozinho – SP, Diretoria de Ensino de Sertãozinho sob supervisão da professora Simara Aparecida Felipe e da coordenadora de área, professora Rozangela Nogueira de Moraes. O relato se dá a partir de uma abordagem metodológica de cunho qualitativo, permeada por algumas intervenções elaboradas pelos pibidianos sob supervisão da professora supervisora Simara Felipe. Para o desenvolvimento deste projeto, alguns autores e documentos normativos da educação serviram de embasamento teórico, dentre os quais destacamos: Antônio Marcuschi (1996), a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista. Para o desenvolvimento deste projeto, os Pibidianos foram organizados em dois grupos de quatro discentes, a fim de elaborar e produzir ações colaborativas com a professora supervisora visando auxiliar o desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem da sala escolhida. Como resultados, observamos a necessidade de olhar os alunos como sujeitos integrantes, entretanto, constatamos que ao longo do desenvolvimento deste, houve a necessidade de se alterar o que fora planejado devido às inúmeras mudanças propostas pela S.E.E., causando, deste modo, um retrocesso e uma precarização do ensino.