JOGOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Winiane Dos Reis
  • Rafael Lazarini de Souza
  • Matheus Silva Costa
  • Ana Flávia da Silva
  • Simone de Cássia Palos

Resumo

O ensino de Ciências desempenha um papel crucial no desenvolvimento do pensamento crítico e na compreensão do mundo. Tradicionalmente focado na simples transmissão de conhecimento, o ensino frequentemente deixa os alunos em uma posição passiva. O uso de jogos surge como uma ferramenta revolucionária para transformar essa abordagem, proporcionando um ambiente dinâmico e interativo para explorar conceitos científicos. Neste estudo, desenvolvido no PIBID, os jogos foram escolhidos com base na relevância curricular, como o da puberdade, das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST ́s) e o experimento da bexiga eletrizada e o jogo Uno da Tabela Periódica, por sua eficácia em abordar conceitos científicos e pelo interesse dos alunos. Os resultados mostraram que a inclusão de jogos tornou a aprendizagem mais envolvente e eficaz, aumentando o interesse e a compreensão dos alunos. Oferecendo benefícios pedagógicos significativos, preparando os alunos para os desafios contemporâneos e promovendo um entendimento profundo dos princípios científicos.

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Publicado

2024-12-18