DESCOBRINDO A CÉLULA: UMA ABORDAGEM DINÂMICA E METODOLÓGICA ATRAVÉS DE “ROTAÇÕES POR ESTAÇÕES” NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Isabella Cristina Moreira
  • Raphaela Cristina de Amorim Bensi
  • Thiago Cibuin da Silva
  • Marcos Venicius de Castro

Resumo

Este trabalho realizado no Instituto Federal de São Paulo- Campus São João da Boa Vista durante a vigésima Semana Nacional da Ciência e Tecnologia se propõe a mostrar evidências de como é possível programar atividades dinâmicas e diversificadas para os educandos em um único espaço. O assunto abordado foram as células e sua estrutura. Foram utilizados vídeos didáticos, microscópio e modelos de células. Além de práticas para abordar o DNA e a genética. Foi realizada a extração do DNA (ácido desoxirribonucleico) de frutas e foi feita a tipagem sanguínea. Esta abordagem metodológica contou com a participação ativa dos alunos e gerou envolvimento e motivação para entender os assuntos abordados. Estas conclusões foram baseadas no interesse que houve por parte dos alunos em estudarem cada vez mais o assunto e a retirada de dúvidas conforme os estudantes passavam a ter conhecimento daquilo que estava sendo proposto.

Downloads

Publicado

2024-12-18