RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID: UMA VISÃO SOBRE ENSINO E CURRÍCULO
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vividas e apresentar reflexões feitas durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) dos estudantes do curso de Licenciatura em Letras - Português e Inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Sertãozinho. O lócus de execução do projeto foi a Escola Estadual Ferrucio Chiaratti, da cidade de Sertãozinho (SP). O relato se dáa partir de uma abordagem metodológica de cunho qualitativo, permeada por pequenas intervenções programadas pelos pibidianos em conjunto com a professora supervisora Simara Felipe, sob supervisão da Coordenadora de área do NID Sertãozinho, professora Rozangela Moraes. Como aportes teóricos utilizaremos: Gerhardt, Amorin (2019), Saviani (1984). O objetivo geral desse projeto foi estabelecer atividades com foco na produção textual em uma turma de 7o ano. Deste modo, os Pibidianos foram divididos em dois grupos de três discentes, a fim de elaborar e produzir ações colaborativas com a professora supervisora visando auxiliar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da sala escolhida. Como resultados, observamos a necessidade de olhar os alunos como sujeitos integrantes, entretanto, elencamos aqui os reflexos de uma precarização do ensino, causada principalmente, pelo controle educacional ocasionado pelo documento homogeneizante presente na educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular, e seu equivalente no estado de São Paulo: o Currículo Paulista.