PIBID: EXPERIÊNCIAS MEDIADAS PELA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL JUNTO AOS ALUNOS DA E.E. PROFESSORA NÍCIA FABÍOLA ZANUTTO GIRALDI

Autores

  • Alana Natieli Santana Dos Santos
  • Adriele Ferreira de Lima
  • Maria Eduarda da Silva Ramos
  • Victor Hugo Ramiro Belelli

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato das experiências vivenciadas pelos alunos do curso de Licenciatura em Letras - Português e Inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus Sertãozinho. Esse relato tem como objetivo apresentar as contribuições do PIBID (Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência) na formação dos futuros educadores que participaram do projeto a partir da experiência em sala de aula. As atividades realizadas durante o projeto foram desenvolvidas na Escola Estadual Prof.° Nícia Fabíola Zanuto, localizada na cidade de Sertãozinho–SP, Diretoria de Ensino de Sertãozinho sob supervisão da professora Vilma Tais Aragão e da coordenadora de área, professora Rozangela Nogueira de Moraes. O relato se dá a partir de uma abordagem metodológica de cunho qualitativo, permeada por algumas intervenções elaboradas pelos pibidianos sob supervisão da professora supervisora. Antônio Marcuschi (1996), a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista serviram de embasamento teórico para o desenvolvimento das atividades relacionadas à leitura e produção. Textual. O trabalho foi desenvolvido a partir da intervenção na sala de aula participante do programa, que visa a abordagem de temáticas diferentes, mas em especial o trabalho da leitura e produção textual, com o intuito de contribuir, por meio de ações integradoras, no ambiente escolar para o bem-estar cognitivo e social dos discentes. Como resultados observados, ressalta-se a importância da participação no programa, o qual muito auxiliou os alunos de um curso de formação de professores a refletirem sobre o fazer docente, bem como a contribuição com o ensino de qualidade.

Downloads

Publicado

2024-12-18