UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM O TANGRAM NO PIBID - IFSP/HTO
Resumo
O presente relato de experiência tem como objetivo refletir sobre a aplicação do Tangram em uma aula de Matemática para o estudo dos conceitos de área e perímetro no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Hortolândia (IFSP/HTO). A aula ocorreu nas turmas da 1° série do Ensino Médio e do 9° ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Médio em Período Integral Professora Liomar Freitas Câmara e na Escola Estadual em Período Integral Conceição Aparecida Terza Gomes Cardinales, respectivamente. Foi possível observar a potencialidade do Tangram de forma não dissociada da realidade da sala de aula, visto que em cada turma foi necessário adotar estratégias diferentes diante de diversos desafios. O PIBID foi muito importante para a formação inicial docente, de forma que a experiência proporcionou conhecer na prática as potencialidades e os desafios de uma aula com o Tangram.