APRENDIZADOS DOCENTES A PARTIR DO JOGO DO CARACOL NO PIBID

Autores

  • Gustavo Paschoalin Mattioli
  • Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é compartilhar os aprendizados docentes a partir das experiências com o jogo do Caracol no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Hortolândia (IFSP/HTO). O jogo do Caracol foi concebido por uma estudante do PIBID, na disciplina de Prática Docente, e adaptado, estudado e analisado no contexto PIBID. O jogo tem como objetivo explorar o tabuleiro, revisar o conteúdo de equações do primeiro grau, e despertar a colaboração e o trabalho em grupo entre os estudantes. A experiência no contexto no PIBID trouxe para toda a equipe uma formação ampla sobre o ensino com jogos, considerando os desafios e as diferentes realidades da sala de aula, numa perspectiva inclusiva. Também possibilitou reflexões sobre a expansão das discussões em torno do jogo, em diversos espaços acadêmicos.

Downloads

Publicado

2024-12-18