CAIXA DE CÂMBIO: CONVERSÃO DE MOEDAS PARA EXPLORAR A EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições de uma experiência de planejamento e aplicação do jogo “Caixa de Câmbio: Conversão de Moedas” para a formação docente. O jogo foi aplicado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docente (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Médio em período Integral Professora Liomar Freitas Câmara e na Escola Estadual Conceição Aparecida Terza Gomes Cardinales, no município de Hortolândia, para a 1a série do Ensino Médio e para o 8o ano do Ensino Fundamental, respectivamente. O jogo buscou atender a perspectiva da Educação Financeira. Foi possível observar contribuições importantes da equipe do PIBID para o planejamento e para a reflexão crítica sobre a experiência com o jogo. Também, a importância dessa temática no contexto escolar, pois aplicar o jogo foi um desafio, e uma oportunidade para futuros(as) professores(as) perceberem que a Educação Financeira vai além da resolução e aplicação de fórmulas Matemática Financeira. Por fim, a busca de alternativas pedagógicas para essa finalidade é um desafio docente a ser enfrentado.