Página inicial > Últimas Notícias > Dia mundial da alimentação

Dia mundial da alimentação

• Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2017, 17h10
  • Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2017, 13h49

Para celebrar o Dia Mundial de Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, e que teve como tema escolhido neste ano pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”, o IFSP Campus Avaré promoveu uma ação de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com os alunos dos cursos técnico integrado.

A ação de EAN foi realizada em duas etapas, a primeira consistiu em uma apresentação realizada no dia 17 de outubro sobre os temas “Alimentação – Comer pra que?”, “Agricultura Familiar” e “Desperdício”, para a segunda etapa foi realizada uma “feirinha” no campus com os produtos da agricultura familiar, os alunos puderam conhecer os produtos in natura utilizados para a Merenda Escolar e ter o contato com o agricultor familiar. A ação de EAN agitou a rotina do campus e teve como objetivo educar e fazer os nossos alunos refletirem as escolhas sobre alimentação, escolher alimentos seguros, tanto nutricionalmente como sustentavelmente, promover e incentivar o consumo via agricultura familiar local.

Os alunos ficaram animados com a atividade de poder estender às famílias um pouco dos produtos saudáveis fornecidos pela escola, pois puderam levar pra casa um produto da preferência.

Relatos de alguns alunos:

“O tomate estava bem saboroso e fresco. Achei a ação bem legal e incentiva as pessoas a comprarem produtos mais saudáveis.” (Lucas Boaidar – Mecatrônica 1)

“Gostei, quando cheguei em casa fiz logo uma salada. O produto estava bem fresco, melhor que o do supermercado.” (Thais Sousa Pereira – Agroindústria 3)

“Foi bom, estava bem fresca a salada. Fiz uma salada de chuchu. Acho que vou começar a ir à feira para comprar. A minha família também achou interessante.” (Catarina Ide – Agroindústria 3)

Atividade contou com a participação dos agricultores e dos alunos bolsistas do NEA (Núcleo de Estudos de Agroecologia) e foi coordenada pela Nutricionista do Campus, Thaiza Goes.