Página inicial > Últimas Notícias > NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

• Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 16h40
  • Última atualização em Sexta, 09 de Novembro de 2018, 16h40

O Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Avaré vem a público, por meio desta nota, manifestar seu total repúdio e informar sua preocupação com relação ao fato ocorrido com aluna do Curso Superior, em 06/11/2018, no contexto da Instituição, quando quatro estudantes colocaram bananas em sua mochila, sem seu consentimento.

Por princípio institucional, o IFSP repudia qualquer forma de discriminação e violência buscando combater essa prática, historicamente consolidada na sociedade, com projetos e ações educativas, além do acolhimento daqueles que são alvo de tais atitudes. Assim, imediatamente, após a apuração do fato e da identificação dos envolvidos, o IFSP – Câmpus Avaré vem tomando as medidas cabíveis para o enfrentamento da situação, incluindo a aplicação de sanções, conforme previsto no regimento escolar, o encaminhamento do fato à esfera policial, para cumprimento da legislação antirracista, além de ações de natureza pedagógica junto aos atores do ato criminoso e à comunidade escolar.

Cabe destacar que a Instituição é radicalmente contra todo tipo de discriminação pela cor, etnia, gênero, condição social, nacionalidade, idioma, religião, orientação sexual ou qualquer outra condição/característica. Reafirma ainda compromisso com as lutas de grupos sociais em defesa da diversidade, da ética e dos direitos humanos. Destarte, o IFSP – Câmpus Avaré –  reafirma seu posicionamento contrário a este fato e, mais amplamente, a qualquer forma de manifestação racista, com expressa posição de combate e defesa pelo fim da discriminação e da violência contra a população negra, solidarizando-se com a estudante e a luta da coletividade.

Direção-Geral do IFSP Câmpus Avaré