Página inicial > Últimas Notícias > V Semana do Brincar e II Encontro da Rede Federal do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio

• Publicado: Sexta, 05 de Junho de 2020, 17h28
  • Última atualização em Sexta, 05 de Junho de 2020, 17h28

IFSP (Campus Avaré), IFRN (Cidade Alta) e IFRS (Campus Restinga) lançam os Anais da V Semana do Brincar e II Encontro da Rede Federal do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio, evento realizado em Avaré em Maio de 2019 em comemoração ao Dia Mundial do Brincar.

Esse evento técnico/científico e gratuito reuniu no IFSP (Campus Avaré) alunos e servidores do IFRN, IFRS, UNESP, USP, CEFET/MG, IFSP (Campus Epitácio e Boituva), além de professores da rede municipal de educação, comunidade indígena, pesquisadores, empresários e demais interessados. O evento ocorreu de 27 a 31 de maio com um público estimado em mais de 800 pessoas.

Na programação houve apresentações culturais, palestras, mesas redondas, oficinas, espaço para exposição de trabalhos acadêmicos, encontro de grupos de pesquisas, encontro da comunidade externa com o grupo de pesquisa e atividades de lazer para os participantes do evento. As apresentações culturais abordaram cultura indígena, ludicidade e ciência. Já as palestras versaram sobre segurança em eventos, planejamento em eventos, eventos e gastronomia, metodologias ativas e aplicação do lúdico na educação, elaboração e gestão de projetos esportivos e turismo rural. As mesas redondas abordaram o brincar na educação infantil e como território de vivências, além de hotelaria e recreação. As oficinas foram sobre decoração com balões, jogos (tradicionais e eletrônicos), desenhos, diversão e tecnologia (criação de jogos de 3D e 2D), primeiros socorros, pintura facial, malabares, ludicidade e diversidade de gênero, danças folclóricas, contação de histórias e recreação para festas infantis.

Importante mencionar que a primeira edição do evento foi organizada em 2015 por iniciativa da área de Hospitalidade e Lazer do IFSP (Campus Avaré) com o intuito de reforçar o lazer enquanto direito garantido pela Constituição Federal e demonstrar a importância do brincar para o desenvolvimento integral do indivíduo, em todas as fases da vida. Já o Encontro da Rede Federal do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio é um evento que nasceu no IFSP (Campus Avaré) em 2018 e foi consolidado com a participação do IFRN e IFRS, ambos com Cursos Técnicos em Lazer Integrados ao Ensino Médio. Neste ano de 2020 o evento seria realizado no IFRS (Campus Restinga), no entanto, com a pandemia de Covid-19, foi cancelado. Em seu lugar foram lançados, em junho de 2020, os Anais da edição de 2019 com o tema proposto pelo Instituto Aliança “O brincar que abraça a diferença”, pois os organizadores do evento acreditam que o brincar possibilita essa interação. Confira na íntegra e acesse: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1807