Sociopedagógico

Apresentação

A Coordenadoria Sociopedagógica, instância vinculada à Diretoria Adjunta Educacional do Câmpus, é articulada por uma equipe multiprofissional de ação interdisciplinar, composta por Assistente Social, Pedagogo(a), Técnico(a) em Assuntos Educacionais e Psicólogo(a) que busca assessorar o pleno desenvolvimento do processo educativo e visa promover a qualidade do ensino. Realiza o acompanhamento permanente aos docentes e discentes, por meio de programas e projetos, objetivando garantir o acesso e permanência do estudante ao ensino público, gratuito e de qualidade.

Cabe à Coordenadoria Sociopedagógica proporcionar o suporte ao professor quanto à elaboração de seu planejamento e proposta pedagógica bem como oferecer apoio aos estudantes em suas relações educativas e acadêmicas, por meio de ações de orientação e acompanhamento pedagógico. Destacam-se as seguintes ações: garantir o acesso, a permanência e êxito de todos os estudantes dos diferentes níveis e de diferentes modalidades de ensino; o atendimento especializado aos estudantes com necessidades educativas específicas (definitivas e/ou temporárias) fomentando práticas e recursos didáticos específicos; a inserção do NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), articulando o processo de inclusão; promover a formação continuada de professores e servidores administrativos para atender à necessidade educativa especial; desenvolver políticas de acessibilidade no IFSP; garantir a implementação das ações relacionadas à Assistência Estudantil.

O Programa de Assistência Estudantil: é um Programa de auxílio financeiro destinado aos alunos em situação de vulnerabilidade social comprovada, para fins de manutenção de sua vida escolar. O critério para obtenção do auxílio é exclusivamente socioeconômico, de acordo com as seguintes modalidades: alimentação, transporte, saúde, moradia estudantil, apoio a estudantes pais, esporte, cultura, inclusão digital, apoio didático-pedagógico e apoio a estudantes PNEE.