Licenciatura em Ciências Biológicas

ATPA's

As Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento tem como objetivo complementar e ampliar a formação do futuro educador, proporcionando-lhe a oportunidade de sintonizar-se com a produção acadêmica e científica relevante para sua área de atuação, assim como com as mais diferentes manifestações culturais. Assim, enriquecem o processo de aprendizagem do futuro professor e sua formação social e cidadã, permitindo, no âmbito do currículo, o aperfeiçoamento profissional, ao estimular a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, interdisciplinares, de permanente e contextualizada atualização. Com isso, visa à progressiva autonomia intelectual, para proporcionar condições de articular e mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, e colocá-los em prática na sua atuação pedagógica.

Na estrutura curricular do curso de licenciatura constam 200 horas destinadas à realização das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPAs), em conformidade com a Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Assim, as ATPAs são obrigatórias e podem ser realizadas ao longo de todo o do curso de licenciatura, durante o período de formação, sendo incorporadas na integralização da carga horária do curso.

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO

MODELO DE RELATÓRIO (pdf)

MODELO DE RELATÓRIO (docx - Word)

QUADRO ATPA

Tutorial para ATPA - on line

Tutorial para ATPA - presencial

Anais da Semana da Biologia

A Semana da Biologia é um evento organizado pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Avaré. O evento tem como principal objetivo promover discussões relativas às Ciências Biológicas, no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, além de criar redes de colaborações em futuros trabalhos. Acreditamos que essa iniciativa engrandecerá não somente o curso e a instituição, mas também a cidade de Avaré e toda a região sudoeste paulista, difundindo as produções de pesquisadores e alunos por meio de apresentações orais, pôsteres, palestras e minicursos.

Anais I Semana Biologia
Anais II Semana Biologia