Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Técnico em Mecatrônica

Apresentação do Curso

O curso tem como finalidade formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando o bem-estar da pessoa humana, tanto no plano pessoal quanto no coletivo. Para tanto, buscará desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a capacidade para análise e síntese, o autoconhecimento, a sociabilização, a autonomia e a responsabilidade nos estudantes. Sua formação deve garantir a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos industriais, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina. Desenvolver um conjunto de habilidades e conhecimentos em mecânica, eletrônica, elétrica e computação necessários a fim de tornar o educando capaz de compreender, projetar e desenvolver sistemas mecatrônicos, ciente das questões éticas e ambientais, de sustentabilidade e viabilidade técnico- econômica envolvidas nos processos industriais.

O Técnico em Mecatrônica está habilitado para atuar no projeto, execução e instalação de máquinas e equipamentos automatizados e sistemas robotizados, realiza manutenção, medições e testes dessas máquinas, equipamentos e sistemas conforme especificações técnicas, programa e opera essas máquinas, observando as normas de segurança. O egresso atua em indústrias, preferencialmente as de processos de fabricação contínuos, bem como as de petroquímica, alimentos e de energia; laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa; empresas integradoras e prestadoras de serviço.

Também atua na gestão da qualidade e produtividade, ciente das questões éticas e ambientais, de sustentabilidade e viabilidade técnico-econômica envolvidas nos processos industriais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página