Sobre o Curso
O curso técnico em mecânica tem o objetivo de desenvolver um conjunto de habilidades e conhecimentos em mecânica, elétrica e informática necessários a fim de tornar o educando capaz de compreender, projetar e desenvolver sistemas mecânicos, ciente das questões éticas e ambientais, de sustentabilidade e viabilidade técnico-econômica envolvidas nos processos industriais.
No que tange à formação específica, o curso Técnico em Mecânica tem como objetivo principal capacitar profissionais combinando o conhecimento técnico e a visão mercadológica, propiciando ao educando:
- Condições de adquirir um conjunto de habilidades em mecânica, eletrônica e computação necessárias a fim de torná-lo capaz de compreender e projetar sistemas mecânicos;
- Capacidade de desenvolver e inter-relacionar uma gama de disciplinas necessárias em mecânica;
- Capacidade de projetar e desenvolver vários sistemas mecânicos simples e automatizados.
Matriz Curricular
A proposta curricular do curso de Técnico concomitante ou subsequente em Mecânica foi organizada da seguinte forma:
Serão ofertadas as disciplinas de Cálculo mecânico e Mecânica técnica no primeiro semestre, visando assim aprimorar e solidificar conhecimentos imprescindíveis ao desenvolvimento de outras disciplinas da parte técnica, que requeiram conhecimentos específicos para o melhor desenvolvimento do curso Técnico em Mecânica.
Quanto à formação específica, a organização curricular foi desenvolvida com base no Eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais do Catálogo Nacional de Cursos.A carga horária do curso está distribuída em 4 semestres, sendo que cada semestre é constituído por 100 dias letivos e cada aula tem a duração de 50 minutos.O curso tem carga horária total de 1.266,6 horas, com 316,6 horas para o 1º semestre; 316,6 horas para o 2º semestre; 316,6 horas para o 3º semestre e 316,6 horas para o 4º semestre.
MATRIZ CURRICULAR
Projeto Integrador
O projeto integrador constitui-se como proposta didática e metodológica institucional. Constituindo como componente curricular pautado na articulação entre ensino, pesquisa e extensão e na integração entre conhecimentos pertinentes tanto à formação geral, quanto à formação específica do curso.
Com base na aproximação dos(as) estudantes com a realidade profissional e, considerando-se o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia como fundamentos, espera-se contribuir para a efetivação da integração curricular do curso técnico concomitante e subsequente em Mecânica para a formação de sujeitos capazes de interagir e intervir de maneira autônoma, consciente e ética no mundo do trabalho.
O princípio de que a Educação Profissional tem como referência o mundo do trabalho subsidiará docentes e alunos para a elaboração de projetos que permitam compreender o trabalho como princípio educativo e não redução da mão de obra. Nesse sentido, no curso técnico em Mecânica concomitante/subsequente, o projeto integrador será o processo pelo qual o aluno, por meio de uma produção acadêmica e técnico-científica, integrará os conhecimentos trabalhados durante o seu percurso formativo de forma que se possa, ao final, demonstrar o resultado da experiência ensino-aprendizagem e o domínio de competências para o exercício de sua profissão.