Ler, pensar e agir: método de leitura de textos teóricos
Este curso destina-se a compartilhar o duro ofício do trabalho intelectual que, particularmente em Ciências Humanas, começa pela leitura e compreensão de textos teóricos.
Os pesquisadores das diferentes disciplinas constroem o conhecimento por meio de textos teóricos. Logo, sua estrutura é basicamente constituída por um problema de interesse comum (introdução), ao qual o pesquisador tenta responder através de argumentos e contra-argumentos (desenvolvimento), até chegar a uma tomada de posição diante do problema, ainda que provisória (conclusão).
O curso consiste então nesse exercício de leitura e desconstrução de textos teóricos (análise) que versam sobre dilemas contemporâneos, convidando os participantes a um trabalho pessoal de reescrita ou reconstrução do problema e da solução apresentados por cada autor (síntese).
Na avaliação dos alunos será considerada sua participação às aulas (encontros síncronos) e sua produção autoral (atividades assíncronas).
Os pesquisadores das diferentes disciplinas constroem o conhecimento por meio de textos teóricos. Logo, sua estrutura é basicamente constituída por um problema de interesse comum (introdução), ao qual o pesquisador tenta responder através de argumentos e contra-argumentos (desenvolvimento), até chegar a uma tomada de posição diante do problema, ainda que provisória (conclusão).
O curso consiste então nesse exercício de leitura e desconstrução de textos teóricos (análise) que versam sobre dilemas contemporâneos, convidando os participantes a um trabalho pessoal de reescrita ou reconstrução do problema e da solução apresentados por cada autor (síntese).
Na avaliação dos alunos será considerada sua participação às aulas (encontros síncronos) e sua produção autoral (atividades assíncronas).