História e Filosofia da Educação
O estudo da História e Filosofia da Educação objetiva nos situar melhor diante dos desafios da escola brasileira nos dias de hoje.
No Brasil aproximadamente 85 em cada 100 alunos da Educação Básica estudam na escola pública, que não prima, infelizmente, pela qualidade. O resultado é a formação de uma mão de obra pouco qualificada e, pior do que isso, pouco consciente de seus direitos de cidadania, garantidos na Constituição de 1988.
Ao longo das aulas vamos percorrer alguns momentos significativos dessa história, particularmente os movimentos que, a partir da década de 1930, intentaram construir efetivamente uma escola de qualidade para todos os brasileiros e que, embora nunca completamente bem sucedidos, continuam animando todos aqueles que apostam na luta coletiva por uma sociedade melhor.
No Brasil aproximadamente 85 em cada 100 alunos da Educação Básica estudam na escola pública, que não prima, infelizmente, pela qualidade. O resultado é a formação de uma mão de obra pouco qualificada e, pior do que isso, pouco consciente de seus direitos de cidadania, garantidos na Constituição de 1988.
Ao longo das aulas vamos percorrer alguns momentos significativos dessa história, particularmente os movimentos que, a partir da década de 1930, intentaram construir efetivamente uma escola de qualidade para todos os brasileiros e que, embora nunca completamente bem sucedidos, continuam animando todos aqueles que apostam na luta coletiva por uma sociedade melhor.