[20212.4.AVR.LIC.LPE.2017.1N.SUP.00403 (LTBL4) 278350] LITERATURA BRASILEIRA I
A disciplina Literatura Brasileira I (LTBL4) será oferecida no segundo semestre de 2021 aos estudantes do 2º período da Licenciatura em Letras Português/Espanhol, pelo professor Dr. Renan Augusto Ferreira Bolognin.
A disciplina contará com as seguintes atividades:
- Realização de atividades assíncronas que serão apresentadas e disponibilizadas em abas da plataforma Moodle. Dentre elas:
- Leitura de textos teóricos
- Lista de exercícios
- Participação nos fóruns da plataforma Moodle
- Entrega de textos escritos
- Entrega de questionários
- Prática de Ensino como Componente Curricular (PCC) e de Projeto Integrador (3 pontos) no formato de plano de aula. O tema do Projeto Integrador deste semestre será: Direitos Humanos.
Os atendimentos à/ao estudante serão realizados todas as segundas-feiras, das 13 às 19h, e deverão ser agendados com, pelo menos, 24h de antecedência pelos seguintes canais:
- E-mail institucional do docente: renanbolognin@hotmail.com
- Caixa de mensagens da plataforma Moodle
A sala virtual de atendimento ao aluno/a e de atividades síncronas pode ser acessada através do seguinte link:
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/renan-augusto-ferreira-bolognin
Os encontros síncronos serão plantões de dúvidas sobre os textos disponibilizados quinzenalmente na plataforma Moodle. Desse modo, não computam presença e nem nota.
Todas as presenças e notas serão computadas de acordo com as atividades disponibilizadas na plataforma Moodle.
Instrumentos de avaliação e frequência
A disciplina Literatura Brasileira I divide-se entre atividades síncronas e assíncronas. Para isso, as atividades obrigatórias para a disciplina contabilizarão presença (I) e nota (II) quando realizadas e entregues exclusivamente via moodle e nos prazos acordados. A saber:
Proposta 1
a Atividade 1 (PI): Projeto integrador/PPC – Máximo de 2 pontos na média final. Desconto de 30% da nota quando enviado com atraso. Desconto de 0,5 (meio) ponto para fuga do tema proposto (Direitos humanos) ao não o relacionar às estéticas estudadas na disciplina (ou a algum texto relacionado ao Quinhentismo, Arcadismo, Barroco ou [pré-]Romantismo).
Prazo: 09 de setembro de 2021.
b Atividade 2 (CO): Comentário escrito ou gravado sobre a importância da aula planejada no projeto integrador para a manutenção dos direitos humanos (Máximo de duas páginas, 3 minutos em vídeo ou dois minutos em áudio) – Máximo de 3 pontos na média final. Desconto de 30% da nota quando enviado com atraso. Desconto de 0,5 (meio) ponto para fuga do tema proposto (Direitos humanos) ao não o relacionar às estéticas estudadas na disciplina (ou a algum texto relacionado ao Quinhentismo, Arcadismo, Barroco ou [pré-]Romantismo).
Prazo: 18 de outubro de 2021.
c Atividade 3 (TF): Trabalho final escrito individual ou coletivamente (máximo de 4 pessoas) no gênero ensaio crítico ou resenha (com o máximo de 5 páginas) ou aula gravada (máximo de 10 minutos) ou podcast (máximo de 5 minutos) sobre algum material estudado na disciplina (ou outro relativo ao Quinhentismo, Arcadismo, Barroco ou Romantismo) – Máximo de 5 pontos na média final.
Prazo: 22 de novembro de 2021.
d. IFA (Apenas para quem não atinja a média 6): Entre 8 e 11 de dezembro de 2021.
Proposta 2
As mesmas avaliações anteriores.
A diferença está em contabilizar presenças também com comentários em 7(sete) fóruns ou tarefas sobre 7 unidades didáticas (UD) e contabilizada com a nota extra de 0,15 (quinze décimos), além da entrega dos três instrumentos de avaliação acima (Atividade 1, 2 e 3) para contabilizar presença e nota. Assim, essa segunda proposta funcionaria da seguinte forma para notas e frequências:
Notas na proposta 2
Cada fórum ou tarefa (UD) vale 0,15. Logo, sete computarão 1,05 como ponto extra.
PI + CO + TF + UD= 11,05
Frequências na proposta 2
Cada fórum ou tarefa (UD) computaria 1(uma) presença em uma unidade didática. Isto é, 8 (oito) presenças em aula ou 56 participando do fórum ou entregando alguma tarefa. Cada uma das demais atividades computaria presença em uma unidade didática ou 8 (oito) presenças. Como se tratam de 3 atividades, seriam completadas 24 presenças em aula. Logo, chegamos ao total de horas de dedicação à disciplina com a soma: 56 + 24= 80.