Google+

Está se tornando uma tradição a atuação dos alunos do Curso Técnico em Lazer do Instituto Federal junto a algumas instituições de ensino e de assistência social no município de Avaré. Uma delas é a aplicação de uma programação de lazer com crianças de 3 a 4 anos de idade na Creche Professora Jandira Pereira.

Pelo segundo ano consecutivo, a escola abriu suas portas aos alunos do IFSP com a anuência e apoio da Secretaria de Educação do município, que cedeu o ônibus para transporte dos discentes.

No primeiro ano o tema da programação de lazer aplicada foi a Páscoa. Desta vez, os alunos organizaram atividades recreativas com foco nos animais, em virtude de no dia 14 de março ser comemorado a nível nacional o Dia dos Animais.

As brincadeiras trabalharam a imaginação, como o “Passeio no Zoológico”; informações sobre animais em extinção por meio de jogos de descoberta (Quem é ele mesmo?); raciocínio lógico e música com o “Caça à Cobra”; quebra-cabeça gigante como a atividade denominada “Adivinhe o Animal”; e rodas cantadas, como o “Banana para o Macaco”.

Ao todo, a programação elaborada e executada pelos alunos dentro da disciplina de “Atividades de Lazer e Recreação II” envolveu cerca de 100 crianças e foi aplicada no pátio da Creche no dia 31 de março de 2017, no período da tarde. Vale ressaltar que ao final foram entregues mais de 250 doces de leite às crianças da Creche e aos alunos do Instituto Federal. Os doces foram um patrocínio da empresa “Gotas de Leite” sediada em Avaré.

Para os alunos do Curso Técnico as atividades práticas são vivências essenciais em sua futura atuação profissional, uma vez que permite a aplicação das teorias vistas em sala de aula. Por outro lado, para as crianças a oportunidade de ter uma programação de lazer pensadas para elas em um momento de diversão dentro da escola ficará em suas memórias.

O elo entre instituição de ensino e comunidade local tende a crescer com o desenvolvimento de parcerias como esta. Cumpre-se, desta forma, o papel social da escola de atuar positivamente junto a sociedade onde se encontra.

IMG 1375 Medium

IMG 1379 Medium