Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coronavírus (Sars-Cov-2)
Início do conteúdo da página

Coronavírus (Sars-Cov-2)

Apresentação

Com a crescente escalada do número de casos de pessoas infectadas com um novo vírus ao redor do mundo, passamos a nos deparar com muitos nomes, como coronavírus, Sars-Cov-2 e Covid-19. Afinal, o que eles significam?

O nome coronavírus, que ficou popularmente conhecido como o vírus causador da pandemia, na realidade é a família biológica da qual o vírus pertence. O vírus, propriamente dito, recebe o nome de Sars-Cov-2 (inicialmente chamado de “novo coronavírus”), em referência à síndrome respiratória aguda grave – coronavírus 2 (do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2). Por fim, a doença causada pelo Sars-Cov-2 recebe o nome de Covid-19, derivado das palavras coronavírus (“Covi”), doença (“d” - do inglês disease) e do ano em que foi descoberta (2019).

Com os esclarecimentos de nomenclatura devidamente feitos, independente da forma como tratamos o vírus, muitas informações têm sido veiculadas pelos meios de comunicação, redes sociais, entre outras. Lemos e ouvimos muitas informações, como formas de contágio, profilaxia, possíveis curas, etc., e nem sempre conseguimos distinguir entre o verídico e o infundado, que muitas vezes beira o fictício.

Nesse cenário, é imprescindível que tenhamos cautela ao receber, interpretar e disseminar essas informações. Assim, os servidores do Câmpus Avaré criaram esse espaço para compartilhar informações relativas ao Sars-Cov-2 e à Covid-19, seja por meio da indicação de notícias, sites ou vídeos, seja por meio de textos elaborados pelos próprios servidores.

Nessa página, a comunidade também encontrará possibilidades de atividades durante esse período de distanciamento social/quarentena, como uma relação de cursos on line gratuitos, por exemplo.

O IFSP – Câmpus Avaré acredita que o atual momento requer a união de toda a comunidade em torno de um objetivo comum: reduzir ao máximo os efeitos negativos dessa pandemia por meio da educação e do diálogo.

Caso tenham alguma sugestão de publicação ou precisem falar conosco, por favor, entrem em contato via e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Fim do conteúdo da página