Sobre o Curso
TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
O curso tem duração de 3 anos, sendo que a entrada se dá de forma anual via processo seletivo, com 40 vagas disponíveis para o período integral.
PERFIL DO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA
O Técnico em Agroindústria aplica tecnologias voltadas à conservação e ao processamento das matérias-primas de origem animal e vegetal nas agroindústrias e extensão rural. Realiza a implantação, a execução e a avaliação de programas preventivos de segurança do trabalho, de gestão de resíduos, de diminuição do impacto ambiental e de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Realiza análises laboratoriais de alimentos. Desenvolve técnicas mercadológicas de produtos e insumos para a agroindústria e promove a inovação tecnológica.
MERCADO DE TRABALHO
O técnico em agroindústria poderá atuar em cooperativas de produção, agroindústrias, empresas rurais, propriedades familiares, empresas de comercialização de produtos agropecuários, empresas de produção de insumos agropecuários , controle de qualidade, laboratórios de análise e em setores ligados a assuntos do agronegócio, definindo investimentos, insumos e serviços, visando à otimização da produção e uso racional dos recursos.
PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS NA FORMAÇÃO
A organização curricular do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio foi constituída de acordo com o Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia e estruturada em disciplinas anuais, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no atual mercado de trabalho.
Matriz curricular a partir de 2023
Os conteúdos que compõe a organização curricular estão distribuídos em três eixos principais: Núcleo Estruturante Comum, Núcleo Estruturante Articulador e Núcleo Estruturante Tecnológico, tendo como objetivo favorecer a integração curricular em seus aspectos filosófico e epistemológico.
A estrutura curricular estabelece as condições básicas para a organização dos tipos de itinerários formativos que, articulados, conduzem à obtenção de certificações profissionais. Cabe mencionar que o curso está dividido em três anos, contendo 200 dias letivos cada. O curso encerra 733,3 horas do Núcleo Estruturante Tecnológico, 466,7 horas do Núcleo Estruturante Articulador e 1933,3 horas de formação do Núcleo Estruturante Comum conforme especificado a seguir:
· Primeiro ano totalizam 966,8 horas, distribuídas em 1 disciplina do Núcleo Estruturante Tecnológico, 3 disciplinas do Núcleo Estruturante Articulador e 7 disciplinas do Núcleo Estruturante Comum.
· Segundo ano conta com 1100,2 horas, distribuídas em 4 disciplinas do Núcleo Estruturante Tecnológico, 1 disciplina do Núcleo Estruturante Articulador e 9 disciplinas do Núcleo Estruturante Comum.
· Terceiro ano tem-se as 1067,1 horas restantes organizadas em 3 disciplinas compondo o Núcleo Estruturante Tecnológico, 11 disciplinas do Núcleo Estruturante Comum e o Projeto Integrador.
Resolução de aprovação
PPC a partir de 2023
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é o documento que norteia o desenvolvimento do curso, explicitando sua justificativa de implementação, os fundamentos teórico-metodológicos, o perfil do egresso, os objetivos, a organização curricular, entre outros.
Projeto pedagógico