- Apresentação
- Equipe
- Público Alvo
- Legislação
- Materiais sobre inclusão e acessibilidade
- Formações
- Fotos
Apresentação
O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) tem como principal objetivo buscar o envolvimento do público-alvo da educação especial e de toda a comunidade escolar com a inclusão social e educacional de todos quebrando as barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais, respeitando a diversidade e criando uma cultura da educação para a convivência.
Entende-se como inclusão a garantia de acessibilidade, de acolhimento e de permanência dos estudantes na instituição de ensino, considerando as diferenças de cada um.
Das Competências:
I. Propor, estimular e acompanhar a implementação de acessibilidade arquitetônica, atitudinal, comunicacional e pedagógica no câmpus, para a transposição de barreiras;
II. Fomentar a autonomia dos estudantes acompanhados pelo Napne ao estabelecer estratégias para a remoção de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e comunicacionais no câmpus;
III. Com apoio dos demais setores do câmpus, mediar as relações entre as famílias, o câmpus e os possíveis serviços institucionais indicados no Plano Ensino Individualizado (PEI) dos estudantes acompanhados pelo Napne;
IV. Encaminhar e acompanhar, quando necessário, os estudantes atendidos pelo Napne a serviços oferecidos pela rede pública (municipal, estadual e/ou federal), que auxiliem no seu desenvolvimento;
V. Estimular o desenvolvimento de tecnologia assistiva por meio da sugestão, incentivo e/ou proposição de projetos internos e externos que visem à criação, à produção e à implementação de inovações tecnológicas inclusivas no IFSP;
VI. Estimular parcerias do câmpus com instituições de ensino, instituições especializadas, ONGs e empresas públicas e privadas na produção de tecnologias assistivas da comunidade externa;
VII. Participar de formações continuadas promovidas pelo IFSP e outras instituições na área de educação inclusiva;
VIII. Disseminar conhecimentos adquiridos por meio de formações continuadas no câmpus, propor e realizar capacitações em ações inclusivas para a comunidade;
IX. Participar do planejamento das atividades didático-pedagógicas do câmpus e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes acompanhados pelo Napne;
X. Sugerir, apoiar, intermediar e implementar atividades e projetos no câmpus, que visem à discussão ou práticas para uma cultura inclusiva;
XI. Sugerir, participar e acompanhar a implementação de políticas públicas de inclusão do IFSP;
XII. Participar de eventos correlatos à área da inclusão no mundo do trabalho e dos que versem sobre a temática da inclusão escolar;
XIII. Planejar a realização de eventos oficiais, de periodicidade anual, com a temática da inclusão escolar;
XIV. Colaborar nos eventos oficiais do câmpus, aportando a temática da inclusão escolar e da formação integral dos estudantes, inclusive para o mundo do trabalho;
XV. Motivar a realização de eventos oficiais anuais com a temática da inclusão escolar e do mundo do trabalho para as comunidades interna e externa, em parceria com a Assessoria de Ações Inclusivas;
XVI. Estabelecer parcerias colaborativas com os docentes do câmpus, para delinear estratégias de acessibilidade para e durantes as aulas;
XVII. Indicar o acréscimo, no Plano Individual de Trabalho Docente (PIT), em conjunto com a Coordenação de Curso e docente do componente curricular, carga horária, além da estabelecida em normativa vigente, para que possam elaborar materiais, metodologias específicas e atividades individuais ao estudantes acompanhados pelo Napne;.
XVIII. Caberá ao Napne acompanhar e auxiliar os setores no levantamento de possíveis casos de estudantes com necessidades educacionais específicas ao longo do processo pedagógico;
XIX. Incentivar e pleitear projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvam os pressupostos de inclusão no IFSP;
XX. Estimular a participação dos estudantes que compõem o PAEE nos projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Equipe
SERVIDOR(A) | CARGO / FUNÇÃO | CONTATO |
Abel Gustavo Garay Gonzalez | Representante docente de Ciências Biológicas | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. |
Alexandre Carneiro da Silva | 1º secretário, docente | |
Alexandre Menezes de Camargo | Coordenador de Curso - Mecatrônica, docente | |
Ana Beatriz Dias Martins Ferrão | Assistente social, técnico-administrativo | |
Andreza Pereira Dias Ramos | Representante docente de Letras | |
Antonio Spitaleri Neto | Representante da CTI, técnico-administrativo | |
Artur da Silva Moreira | Coord. Biblioteca, técnico-administrativo | |
Beatriz Lima Banin | Psicopedagoga | |
Camila Silva Lima | Técnica de Apoio | |
Camila Aparecida da Silva | Coordenadora de Curso - Lazer, docente | |
Danuza Americo Felipe de Lima | Representante docente de Letras | |
Diego Alberto dos Santos Yamazaki | Representante docente de Agroindústria | |
Elaine Aparecida Campideli Hoyos | Coord. Extensão, docente | |
Estevam Borges Quinelato | Tradutor-intérprete de Libras, técnico-administrativo | |
Joana de Oliveira Lopes | Técnica de Apoio | |
Juliana Aguiar Carvelli | Presidente, Tradutora-intérprete de Libras, técnico-administrativo | |
Julio Cesar Pissuti Damalio | Diretoria-Adjunta de Ensino, docente | |
Kátia Hatsue Endo | 2ª secretária, Psicóloga escolar, técnico-administrativo | |
Larissa Santos Silva | Coordenadora de Curso - Agroindústria, docente | |
Lusia Edna de Oliveira Alves | Técnica de Apoio | |
Marcelo Dias Martinez | Técnico em Assuntos Educacionais, técnico-administrativo | |
Maria Cristina Marques | Coord. Sociopedagógica, docente | |
Maria Glalcy Fequetia Dalcim | Coordenadora de Curso - Letras, docente | |
Mauricio Thomazini | Representante da CAE, técnico-administrativo | |
Rafael Aparecido Ferreira | Coordenador de curso - Engenharia de Biossistemas, docente | |
Rodolfo Cacita | Representante da DAA, técnico-administrativo | |
Rodrigo Cordeiro Camilo | Docente | |
Ronald Ribeiro Alves | Coordenador de Curso - Ciências Biológicas | |
Rodrigo Eduardo Predolin | Docente | |
Samuel Giovani dos Santos Ferreira | Pedagogo, técnico-administrativo | |
Sandra Maria Gloria da Silva | Pedagoga, técnico-administrativo | |
Tarsila Ferraz Frezza | Representante docente de Ciências Biológicas | |
Tulio Martins de Oliveira | Docente | |
Vinicius Roberto Mariano | Representante da CRA, técnico-administrativo |
Público Alvo
Constitui-se público-alvo das ações inclusivas do Napne Câmpus Jacareí os estudantes PAEE, conforme legislação vigente.
Estudantes que apresentem alguma(as) das condições abaixo:
-
Surdez
-
Cegueira
-
Deficiência múltipla
-
Deficiência física
-
Altas habilidades/superdotação
-
Deficiência Intelectual
-
Deficiência auditiva
-
Baixa visão
-
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
-
Surdocegueira
-
Outras necessidades específicas.
Legislação
Legislação Institucional – IFSP:
• Portaria n° 38, de 16/02/2022 – Dispõe sobre o regulamento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne);
• Instrução Normativa PRE n° 1, de 20/03/2017 – Estabelece orientações para identificação e acompanhamento, pelo Napne, do estudante com necessidades específicas.
- Guia Materiais Acessíveis – Elaboração de materiais educativos acessíveis.
Legislação Nacional:
Referências Nacionais:
-
Constituição da República Federativa do Brasil (1988) - No artigo 208, estabelece que é dever do Estado garantir “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”;
-
Lei nº 7.853 (1989) - Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência;
-
Lei nº 8.069 (1990) - Estatuto da Criança e do Adolescente;
-
Lei nº 9.394 (1996) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
-
Decreto nº 3.298 (1999) - Regulamenta a Lei nº 7.853 e dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência;
-
Lei nº 10.048 (2000) - Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, dentre elas pessoas com deficiência;
-
Lei nº 10.098 (2000) - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida;
-
Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001);
-
Resolução CNE/CP Nº1 (2002) - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena;
-
Lei nº 10.436 (2002) - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras;
-
Decreto nº 5.296 (2004) - Regulamenta as normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida;
-
Decreto nº 5.626 (2005) - Regulamenta a Lei nº 10.436, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras;
-
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008);
-
Resolução Nº 4 CNE/CEB (2009) - Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial;
-
Decreto nº 7.611 (2011) - Dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado;
-
Lei nº 12.764 (2012) - Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista;
-
Nota Técnica nº 04 / 2014 / MEC / SECADI / DPEE - Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar;
-
Plano Nacional de Educação (2014);
-
Lei nº 13.146 (2015) - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência);
-
Base Nacional Comum Curricular (2018);
-
Decreto nº 9.465 (2019) - Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação, criando a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, extinguindo a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). A nova pasta é composta por três frentes: Diretoria de Acessibilidade, Mobilidade, Inclusão e Apoio a Pessoas com Deficiência; Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos; e Diretoria de Políticas para Modalidades Especializadas de Educação e Tradições Culturais Brasileiras.
Legislação Internacional:
-
Declaração de Salamanca (1994) - Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais;
-
Decreto nº 3.956 (2001) - Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência;
-
Decreto nº 6.949 (2009) - Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007;
-
Declaração de Incheon (2015) - Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos;
-
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (2015) - Propõe como objetivo assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Materiais sobre inclusão e acessibilidade
MÓDULO I: DIVERSIDADE, INCLUSÃO E LEGISLAÇÃO
Unidade I: Entendendo a inclusão e diversidade
Sugestão de vídeo:
Diversidade e Inclusão - Sugestão de vídeo da UNIVESP: Educação e Inclusão Social - Depoimentos: histórico e introdução à Política Nacional de Educação Especial - Avanços e Desafios - https://www.youtube.com/watch?v=sfq4duAYhrw (9 minutos - Produção externa)
Leituras complementares (Arquivos para download):
SELAU, Bento; DAMIANI, Magda Floriana. Quando não se falava em inclusão: a história de vida do primeiro advogado cego formado no Brasil. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 417-430, jun. 2014. ISSN 1984-686X. Disponível em: <http://periodicos.ufsm.br/index.php/educacaoespecial/article/view/9633>. Acesso em: 10 jul. 2016. doi: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X9633.
MAZZOTTA, Marcos José da Silveira; SOUSA, Sandra M. Zákia L.. Inclusão escolar e educação especial: considerações sobre a política educacional brasileira. Estilos clin., São Paulo , v. 5, n. 9, p. 96-108, 2000 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282000000200007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 10 jul. 2016.
LOPES, Silmara Aparecida. Considerações sobre a terminologia alunos com necessidades educacionais especiais.Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 737-750, set. 2014. ISSN 1984-686X. Disponível em: <http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/13355>. Acesso em: 7 jul. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.5902/1984686X13355.
DUTRA, Claudia Pereira; GRIBOSKI, Claudia Maffini. Gestão para a inclusão. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 09-17, dez. 2011. ISSN 1984-686X. Disponível em: <http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4372/2566>. Acesso em: 7 jul. 2016.
KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas , v. 33, n. 120, p. 833-849, Sept. 2012 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000300010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 jul. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000300010.
SANTOS, Martinha Clarete Dutra dos. Educação especial e inclusão: por uma perspectiva universal. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 13, p.277-289, 2013. Semestral. Disponível em: <http://www.esforce.org.br/index.php/semestral/article/view/305/475>. Acesso em: 05 jul. 2016.
AMIRALIAN, Maria LT et al. Conceituando deficiência . Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 97-103 , feb. 2000. ISSN 1518-8787. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/24988>. Acesso em: 23 sep. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102000000100017.
ARANHA, Maria Salete Fábio. Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola - Necessidades educacionais especiais dos alunos (Visão histórica). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.
JANNUZZI, G.S.M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004 (demais edições).
MAZZOTTA, M.J.S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996 (demais edições).
ROMANELLI, Otaiza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973). 8 ed.(demais edições) Petrópolis: Vozes, 1986.
Unidade II: Legislação
Leis sobre inclusão:
http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-continuada-alfabetizacao-diversidade-e-inclusao/legislacao
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm
Sugestão de vídeo:
Diversidade e Inclusão - Sugestão de vídeo da UNIVESP (Educação e Inclusão Social - Conversação - Educação Inclusiva - https://www.youtube.com/watch?v=nCQXg4v2ips - 1h e 21 minutos) - produção externa
Leitura complementar:
AMIRALIAN, Maria LT et al. Conceituando deficiência. Rev. Saúde Pública [online]. 2000, vol.34, n.1, pp.97-103. Acesse pelo link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102000000100017
FÁVERO, E. A. G. Direitos das pessoas com deficiência: garantia de igualdade na diversidade. Rio de Janeiro: WVA, 2004 (demais edições).
GÓES, M. C. R.; LAPLANE, A. L. F. (Org.). Políticas e práticas de educação inclusiva. 2. ed. (Demais edições)Campinas: Autores Associados, 2007.
BRASIL. MEC. SEESP (2008). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Brasília. Disponível em http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-especial-sp-598129159/legislacao
Unidade III: Ação TEC NEP - MEC
Sugestão de leitura:
FREITAS, Cesar Gomes de; DELOU, Cristina Maria; CASTRO, Helena Carla. Alunos com deficiência: investigação e análise das condições de atendimento de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 765-778, set. 2015. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/15747>
MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.33, pp.387-405. ISSN 1413-2478. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782006000300002.
MENDES, E. G.; ALMEIDA, Maria Amélia; HAYASHI, Maria Cristina P I. (Orgs.). Temas em Educação Especial: conhecimentos para fundamentar a prática. 1. ed. Araraquara: Junqueira&Marins, 2008
MENDES, Eniceia Gonçalves; VILARONGA, Carla Ariela Rios; ZERBATO, Ana Paula. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
VILARONGA, Carla Ariela Rios; CAIADO, Katia Regina Moreno. Processos de escolarização de pessoas com deficiência visual. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2013, v.19, n.1, pp.61-78. ISSN 1413-6538. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382013000100005.
MÓDULO II: DESENHO UNIVERSAL E ACESSIBILIDADE
Livro1: Público-Alvo da Educação Especial
Modelo médico x Modelo social da deficiência
BAMPI, Luciana Neves da Silva; GUILHEM, Dirce; ALVES, Elioenai Dornelles. Modelo social: uma nova abordagem para o tema deficiência. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto , v. 18, n. 4, p. 816-823, Aug. 2010 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692010000400022&lng=en&nrm=iso>.
Transtornos Globais do Desenvolvimento
Guareschi, T., Alves, M. D. and Naujorks, M. I. (2016), AUTISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NO BRASIL. J Res Spec Educ Needs, 16: 246–250. doi:10.1111/1471-3802.12286. Disponível em <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12286/full>
REIS, Helena Isabel da Silva; PEREIRA, Ana Paula da Silva; ALMEIDA, Leandro da Silva. Da avaliação à intervenção na perturbação do espetro do autismo. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 269-280, ago. 2016. ISSN 1984-686X. Disponível em:<https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19423>
MINATEL, Martha Morais; MATSUKURA, Thelma Simões. Familiares de crianças e adolescentes com autismo: percepções do contexto escolar. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 429-442, maio 2015. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14708>.
BRITO, Maria Claudia. Síndrome de Asperger e educação inclusiva: análise de atitudes sociais e interações sociais. 2011. 168 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/102190>
WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo; NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula. Comunicação alternativa para alunos com Autismo no ensino regular. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 587-602, nov. 2013. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/9689>.
Altas Habilidades/Superdotação
Martins, B. A., Pedro, K. M., Ogeda, C. M. M., Silva, R. C., Koga, F. d. O. and Chacon, M. C. M. (2016), ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: ESTUDOS NO BRASIL. J Res Spec Educ Needs, 16: 135–139. doi:10.1111/1471-3802.12275. Disponível em <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12275/full>
BAHIENSE, Taisa Rodrigues Smarssaro; ROSSETTI, Claudia Broetto. Altas habilidades/superdotação no contexto escolar: percepções de professores e prática docente. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 20, n. 2, p. 195-208, jun. 2014 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000200004&lng=pt&nrm=iso>
BARROS, Bruna Louzeiro de Aguiar; FREIRE, Sandra Ferraz de Castillo Dourado. Desafios na escolarização da criança com altas habilidades/superdotação: um estudo de caso. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 709-720, set. 2015. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14479>
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera; FREITAS, Soraia Napoleão. Políticas públicas para as Altas Habilidades/Superdotação: incluir ainda é preciso. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 627-640, set. 2014. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14274>
DELOU, Cristina Maria Carvalho. O Funcionamento do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD-RJ). Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 675-688, set. 2014. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14323>
Freitas, S. N. Altas Habilidades/ Superdotação em Pesquisa: Um olhar dirigido. In: Omote, S.; Oliveira, A. A. S.; Chacon, M. C.M. Ciência e Conhecimento em Educação Especial. São Carlos: Marquezine & Manzini: ABPEE, 2014, p. 125–134.
Antipoff, Cecília Andrade, & Campos, Regina Helena de Freitas. (2010). Superdotação e seus mitos. Psicologia Escolar e Educacional, 14(2), 301-309. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572010000200012
Livro 2: Deficiência auditiva e Surdez, deficiência visual, física e intelectual.
Surdez/deficiência auditiva
DALL'ASTRA, Patricia Velho. A importância da língua de sinais para o desenvolvimento da pessoa surda: A noção de inclusão associada ao sentimento de pertencimento no espaço escolar.. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 117-130, dez. 2014. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/13374>.
SILVA, Silvana Marques da; SANTOS, Benedito Rodrigues dos; MARRA E ROSA, Gabriel Artur. A identidade e a subjetividade cultural surda em vistas à inclusão. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 429-440, ago. 2016. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/17102>.
PERLIN, Gladis T. T.. O ser e o estar sendo surdos: alteridade, diferença e identidade. 2003. 156 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5880/000521539.pdf>
QUADROS, Ronice Müller de; PERLIN, Gladis. Estudos Surdos II. Petrópolis: Arara Azul, 2007. 267 p. Disponível em: <http://editora-arara-azul.com.br/estudos2.pdf>
SANTOS, ES. Comunidade surda: a questão das suas identidades. In: DÍAZ, F., et al., orgs. Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2009, pp. 14-25. ISBN: 978-85-232-0928-5. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/rp6gk/pdf/diaz-9788523209285-02.pdf>
ALVEZ, Carla Barbosa; FERREIRA, Josimário de Paula; DAMÁZIO, Mirlene Macedo. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: Abordagem Bilíngue na Escolarização de Pessoas com Surdez. Brasília: Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, 2010. 24 p. (4). Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/20273.pdf>
Sugestões de vídeo:
Entrevista com Sueli Ramalho Segala (versão com libras durante a entrevista a partir de 2:30) https://www.youtube.com/watch?v=kYG5bijFQyY
Participação de Sueli Ramalho Segala no Programa Provocações (versão com legenda em português) https://www.youtube.com/watch?v=al42G2nL2SI
Sugestão de site:
https://www.facebook.com/portadossurdos
Deficiência Visual
SEABRA JÚNIOR, Manoel Osmar; FIORINI, Maria Luiza Salzani; MANZINI, Eduardo José. Formatação ilustrativa e descritiva de estratégias e recursos pedagógicos para o ensino de alunos cegos e com baixa visão em ambientes inclusivos. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 13-26, dez. 2014. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5707>.
PANSANATO, Luciano Tadeu Esteves; RODRIGUES, Luzia; SILVA, Christiane Enéas. Inclusão de estudante cego em curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma instituição pública de ensino superior: um estudo de caso.Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 471-486, ago. 2016. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/17106>.
SANTOS, Vivian et al. Meios de acesso à literatura para pessoas com cegueira: Braille ou Áudio-livro?. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 337-350, ago. 2016. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/10522>
SOUZA, Marina Pereira de et al. Habilidades sociais, interação social e a inclusão escolar de uma criança cega.Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 323-336, ago. 2016. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/20002>.
MARQUES, Lydia Cruz; ALMEIDA, Maria Amelia. Aplicação de recursos de acessibilidade em informática para alunos com baixa visão. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 421-436, jun. 2013. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/3031>.
JESUS, Lana Tuan Borges de; SAMPAIO, Alexandra da Silva Santos; BONILLA, Maria Helena Silveira. Tecnologia assistiva para crianças cegas: produtos de apoio para a mobilidade pessoal. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 165-180, dez. 2014. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/13635>.
Deficiência física
CAMBRUZZI, Rita de Cássia Silveira; COSTA, Maria da Piedade Resende da; DENARI, Fátima Elisabeth.Acessibilidade de um cadeirante em uma instituição pública do ensino superior: rotas e rotinas. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 351-366, jun. 2013. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4386>.
Deficiência intelectual
CUNHA, Roseane; ROSSATO, Maristela. A singularidade dos estudantes com deficiência intelectual frente ao modelo homogeneizado da escola: reflexões sobre o processo de inclusão. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 649-664, set. 2015. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/16288>.
SCHIPPER, Carla Maria de; WITZEL, Denise Gabriel. Discurso e mídia: construção de concepções da pessoa com deficiência intelectual em propagandas. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 295-310, maio 2015. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/6642>
STELMACHUK, Anaí Cristina da Luz; MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. A atuação de profissionais da educação na inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 185-202, ago. 2012. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5245>.
ROSA, Fernanda Duarte; DENARI, Fátima Elisabeth. Trabalho, educação e família: perspectivas para a pessoa com deficiência intelectual. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 73-90, dez. 2012. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4842>.
FERREIRA, Elizângela Fernandes; VAN MUNSTER, Mey de Abreu. Métodos de avaliação do comportamento adaptativo em pessoas com deficiência intelectual: uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 193-208, dez. 2014. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14339>.
CIANTELLI, Ana Paula Camilo; LEITE, Lúcia Pereira. Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 22, n. 3, p. 413-428, Sept. 2016 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000300413&lng=en&nrm=iso>
GUERREIRO, Elaine Maria Bessa Rebello. A acessibilidade e a educação: um direito constitucional como base para um direito social da pessoa com deficiência. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 217-232, ago. 2012. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4415/3816>
SOUZA, Salete Cecília de; MANOEL, Vanessa de Andrade. Praticando acessibilidade comunicacional: cooperação entre biblioteca universitária e programa de promoção de acessibilidade. Revista ACB, [S.l.], v. 13, n. 1, p. 7-17, mar. 2008. ISSN 1414-0594. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/550>.
NEGRINI, Tatiane et al. Acessibilidade na agenda da inclusão social e educacional. Revista Educação Especial, Santa Maria, out. 2010. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/1632/1276>.
Guia de Acessibilidade em Eventos - http://www.institutomaragabrilli.org.br/images/stories/pdf/guiadeacessibilidadeeventos.pdf
CAVALCANTI, Cláudia Osvaldina dos Passos; GARCIA, Renata Ivone; RADOS, Gregório Jean Varvakis. Acessibilidade física na biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Araranguá. Revista ACB, [S.l.], v. 20, n. 3, p. 483-499, dez. 2015. ISSN 1414-0594. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1107>
GUERREIRO, Elaine Maria Bessa Rebello et al. Acessibilidade na biblioteca do IFAM: campus Manaus Centro. Revista ACB, [S.l.], v. 20, n. 2, p. 321-338, ago. 2015. ISSN 1414-0594. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1008>.
MÓDULO IV: Tecnologia Assistiva e Funcionalidade
GAMBARATO, Vivian Toledo Santos; BATISTA, Ana Paula; GIANDONI, Larissa de Souza. Uso de Tecnologias Assistivas na Educação Superior Tecnológica. Tekhne e Logos, Botucatu, v. 3, n. 1, p.109-127, mar. 2012. Semestral. Disponível em: <http://www.fatecbt.edu.br/seer/index.php/tl/article/view/126/113>
Andrea Poletto Sonza. Ifrs (Org.). Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: Pensando a Inclusão Digital de Pessoas com Necessidades Especiais. Bento Golçalves: Setec - Mec, 2013. 370 p. Disponível em: <http://cta.ifrs.edu.br/publicacoes/visualizar/83>
VARELA, Renata Cristina Bertolozzi; OLIVER, Fátima Corrêa. A utilização de Tecnologia Assistiva na vida cotidiana de crianças com deficiência. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 18, n. 6, p. 1773-1784, June 2013 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000600028&lng=en&nrm=iso>
PELOSI, Miryam Bonadiu; NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula. Caracterização dos professores itinerantes, suas ações na área de tecnologia assistiva e seu papel como agente de inclusão escolar. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 15, n. 1, p. 141-154, Apr. 2009 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000100010&lng=en&nrm=iso>
GALVÃO FILHO, T. A. A construção do conceito de Tecnologia Assistiva: alguns novos interrogantes e desafios. In: Revista da FACED - Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, Salvador: Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - FACED/UFBA, v. 2, n. 1, p. 25-42, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://galvaofilho.net/TA_desafios.htm>
GALVÃO FILHO, T. A.; MIRANDA, T. G. Tecnologia Assistiva e salas de recursos: análise crítica de um modelo. In: GALVÃO FILHO, T. A. (Org.); MIRANDA, T. G. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA, 2012, p. 247-266. ISBN: 9788523210144. Disponível em: <http://www.galvaofilho.net/salas_de_recursos.pdf>
GALVÃO FILHO, T.; MIRANDA, T. G. Tecnologia Assistiva e paradigmas educacionais: percepção e prática dos professores. Anais da 34ª Reunião Anual da ANPEd – Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação. Natal: ANPEd, 2011, ISSN: 2175-8484. Disponível em: <http://www.galvaofilho.net/Artigo_34_ANPEd.pdf>
GALVÃO FILHO, T. Tecnologia Assistiva: favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem em contextos educacionais inclusivos. In: GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; OMOTE, S. (Org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília/SP: Cultura Acadêmica, p. 65-92, 2012. Disponível em: <http://www.galvaofilho.net/TA_educacao.pdf>
MÓDULO V: Práticas Pedagógicas Inclusivas
SILVA, Rivânia de Sousa. Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da implantação da ação TEC NEP. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. Disponível em https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/19953/1/RivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf.
SILVA, Tatiane Aparecida et al. As possibilidades da inclusão do aluno surdo no curso de Ciências Biológicas.Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 385-398, ago. 2016. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19139>
MARCHI, Miriam Ines; SILVA, Tânia Núsia da Costa. Formação continuada de professores: buscando melhorar e facilitar o ensino para deficientes visuais por meio de tecnologias assistivas. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 457-470, ago. 2016. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/16066>
IORIO, Naila Mattos; CHAVES, Fernanda Ferreira; ANACHE, Alexandra Ayach. Revisão de literatura sobre aspectos das avaliações para Altas Habilidades/Superdotação. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 413-428, ago. 2016. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/17447>
RIZZO, Roberta Silva et al. O ensino de doenças microbianas para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material acessível. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 765-776, set. 2014. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/7148>
SODRÉ SALGADO GAMA, Maria Clara. As Teorias de Gardner e de Sternberg na Educação de Superdotados.Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 665-674, set. 2014. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14320>
ROCHA, Luiz Renato Martins et al. Educação de surdos: relato de uma experiência inclusiva para o ensino de ciências e biologia. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 377-392, maio 2015. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14854>
FREITAS, Cesar Gomes de; DELOU, Cristina Maria; CASTRO, Helena Carla. Alunos com deficiência: investigação e análise das condições de atendimento de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 765-778, set. 2015. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/15747>
LOPES, Lídia et al. A robótica educacional como ferramenta multidisciplinar: um estudo de caso para a formação e inclusão de pessoas com deficiência. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 735-750, set. 2015. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/15932>
PEREIRA, Rosamaria Reo et al. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: uma revisão sistemática. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 147-160, mar. 2016. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19898>
FERREIRA, Carla Mercês Rocha Jatobá; LOPES, Tatiane Felipe. A escola e a educação inclusiva: professoras e alunos em cena. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 441-456, ago. 2016. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19093>
SANTOS, Vivian et al. Meios de acesso à literatura para pessoas com cegueira: Braille ou Áudio-livro?. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 337-350, ago. 2016. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/10522>
Links úteis:
Orientações aos docentes sobre alunos com deficiência, desenvolvido pelo Grupo Usp Legal:
http://prceu.usp.br/nucleodosdireitos/usplegal/wp-content/uploads/2014/10/cartilhaUlegal.pdf
Metodologias/material elaborado pela UnB:
http://www.projetoparticipar.unb.br/
Materiais disponibilizados pelo IF Rio Grande do Sul:
http://www.inclusive.org.br/arquivos/31039
- Criando Documentos Digitais Acessíveis
(http://blog.aai.ifrs.edu.br/arquivos/criando_documentos_digitais_acessiveis.pdf)
- Criar PDF Acessíveis
(https://support.office.com/pt-br/article/Criar-PDFs-acess%C3%ADveis-064625e0-56ea-4e16-ad71-3aa33bb4b7ed)
- Documentos Digitais Acessíveis
(http://blog.aai.ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2014/12/Documentos-Digitais-Acess%C3%ADveis_Nov2014_Final.pdf)
- Descrição de imagens em editores de texto e apresentação de slides
(http://cta.ifrs.edu.br/files/doc/ce1c85d468550349fdfd1ce63292fcef.pdf)
http://www.projetoparticipar.unb.br/
Surdez
http://www.riogrande.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/201462410356orientacoes_para_docentes_sobre_inclusao_de_surdos_em_turma_regular.pdf
Deficiência visual:
https://www.ung.br/arquivo/extensao/naaung/pdf/cartilha-de-orientacao-sobre-o-deficiente-visual.pdf
http://www1.ufrb.edu.br/nupi/images/documentos/Orientaes%20para%20professores%20de%20estudantes%20com%20baixa%20viso.pdf
Deficiência física:
https://pt.scribd.com/document/33332734/Orientacoes-sobre-a-inclusao-do-aluno-com-deficiencia-fisica-26-de-Abril-2010#fullscreen&from_embed
Altas Habilidades/Superdotação: Ensaios pedagógicos Brasília Ministério da Educação SEESP - p. 85 a 94
http://www.fcee.sc.gov.br/index.php/informacoes/biblioteca-virtual/dicas-de-livros
Deficiência intelectual:
http://cape.edunet.sp.gov.br/textos/textos/Livro%20DI.pdf
1. Texto de Sílvia Ester Orrú, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI/UnB/CNPq). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Atualmente professora colaboradora na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Campus Poços de Caldas, MG e no Programa de Pós-graduação em Educação.
http://diversa.org.br/artigos/eixos-de-interesse-pontes-para-o-aprendizado-e-desenvolvimento-de-todos-os-alunos/
2. Página de Alex Garcia, surdocego, especialista em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS.
http://www.agapasm.com.br/alexgarcia.asp
3. Sugestões de filmes que podem servir como motivadores para discussões acerca do tema da educação inclusiva:
DEFICIÊNCIA FÍSICA
1. Ferrugem e Osso
2. Espíritos Indômitos
3. Amargo Regresso
4. Carne trêmula
5. Feliz ano velho
6. Nascido em 4 de Julho
7. O óleo de Lorenzo
8. O Homem Elefante
9. The Other Side of the Mountain – Uma janela para o céu (Parte 1 e 2)
10. Dr. Fantástico
11. Johnny vai à guerra
12. Meu pé esquerdo
13. Inside I’m Dancing
14. The Best Years of Our Lives
15. Mar Adentro
16. Murderball
17. As sessõoes
18. Intocáveis
19. Gabi, uma história verdadeira.
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
1. A música e o silêncio
2. Filhos do silêncio (Children of a lesser God, 1986)
3. Adorável professor (Mr.Holland’s opus)
4. O piano
5. O país dos surdos
6. The Dancer
7. Black
8. O filme surdo de Beethoven
9. O segredo de Beethoven
10. Los amigos
11. Querido Frankie
12. Tortura silenciosa
13. And Now Tomorrow
14. Cop Land
15. And Your Name Is Jonah
16. Sweet nothing in my ear
17. Personal Effects
DEFICIÊNCIA VISUAL
1. O Sino de Anya
2. Além dos meus olhos
3. Perfume de mulher
4. À primeira vista
5. Dançando no escuro
6. Demolidor
7. Castelos de gelo
8. Ray
9. Quando só o coração vê
10. Um clarão nas trevas
11. Jennifer 8 – A próxima vítima
12. La symphonie pastorale
13. Vermelho como o céu
14. Eu Não Quero Voltar Sozinho
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
1. Amy
2. O Escafandro e a Borboleta
3. Helen Keller and Her Teacher
4. O milagre de Anne Sullivan (br) / O milagre de Helen Keller (pt)
5. The Unconquered (Helen Keller in Her Story)
6. Cegos, surdos e loucos
7. Sob suspeita
8. Uma lição de amor
9. Experimentando a vida
10. Black
11. Borboletas de Zagorsk
AUTISMO
1. Meu amargo pesadelo
2. Meu filho, meu mundo
3. O garoto que podia voar
4. Rain man
5. Gilbert Grape: aprendiz de sonhador
6. Retratos de família
7. Testemunha do silêncio
8. Prisioneiro do silêncio
9. A sombra do piano
10. A lenda do pianista do mar
11. Código para o inferno
12. Ressurreição
13. Experimentando a vida
14. Uma viagem inesperada
15. Loucos de amor
16. Um certo olhar
17. Um amigo inesperado
18. O nome dela é Sabine
19. Ben X: a fase final
20. Autismo: o musical
21. Sei que vou te amar
22. Mary e Max: uma amizade diferente
23. A menina e o cavalo
24. A mother’s courage: talking back to autism
25. Adam
26. Temple Grandin
27. Meu nome é Khan
28. Ocean Heaven
29. Um time especial
30. Tão forte, tão perto
31. Arthur e o infinito: um olhar sobre o autismo
32. White frog
Centro Tecnológico de Acessibilidade:
Atua no desenvolvimento de soluções em acessibilidade para pessoas com deficiência.
https://cta.ifrs.edu.br/
O projeto prevê a confecção de recursos de Tecnologia Assistiva de baixo custo e a pesquisa e orientações sobre softwares/aplicativos gratuitos que possam atender os estudantes com deficiência ou outras necessidades educacionais específicas.
No Repositório de TA é possível acessar os Recursos, Estratégias e Metodologias que estão em desenvolvimento.
E no Site do CTA - Centro Tecnológico de Acessibilidade, especialmente nos itens de menu:
- Acessibilidade Digital
- Tecnologia Assistiva
- Materiais de Apoio
- Publicações
Vocês terão acesso a:
- Conceitos
- Documentos
- Ferramentas
- Recursos
- Glossário de Termos
- Biblioteca Virtual
- Publicações
- Lista de Filmes
dentre outros que poderão subsidiá-lxs nas práticas pedagógicas inclusivas.
Guia napne para elaboração de materiais acessíveis
Formações
Webinar: Diferenciação e Acessibilidade Curricular na Educação Superior: Operacionalidades e Desafios
Palestrante: Prof. Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral (UFSCar) - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Mediadora: Profª. Dr. Carla Ariela Rios Vilaronga (IFSP Câmpus São Carlos)
Intérpretes: Ityara Aguiar (UFSCar) e César Girke (IFSP Câmpus São Carlos)
Link para acessar a apresentação em PDF (para acompanhar durante a palestra ou para outros fins de estudo ou divulgação de conhecimento)
Webinar desenvolvido e oferecido pelo Departamento de Articulação Pedagógica e Formação Continuada.