Página inicial > Últimas Notícias > IFSP Avaré promoverá mais uma edição do programa mulheres mil em 2024

IFSP Avaré promoverá mais uma edição do programa mulheres mil em 2024

• Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 08h26
  • Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2023, 08h27

Instituído pela Portaria nº 725, de 13 de Abril de 2023, o Programa Mulheres Mil - Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável – está inserido no Plano Brasil sem Miséria e integra um conjunto de ações queconsolidam as políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Submetido ao Edital PRX 441/2023, o IFSP Campus Avaré acaba de aprovar, para o ano de 2024, o curso de Formação Profissional em Educação Alimentar e Nutricional, sob a coordenação da docente Maressa de Freitas Vieira, com o apoio da Coordenadora de Extensão do campus, Elaine Aparecida Campideli Hoyos. O objetivo é capacitar mulheres para manipular, fabricar e conservar alimentos utilizando-os integralmente, em conformidade com as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.
Serão ofertadas 25 vagas para mulheres, com 16 anos ou mais de idade, que se encontrem em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária.
O tema foi escolhido porque, além de ser foco de políticas públicas nas áreas de saúde e de educação, como por exemplo, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), faz parte de um dos objetivos de
Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o qual tem como meta acabar com a fome no mundo até 2030.
Dessa forma, este curso espera, como resultado, formar profissionais habilidosas, reflexivas, criativas e capazes de ver “além” e de se posicionarem como agentes facilitadoras da mudança de comportamento alimentar, para desenvolver autonomia e qualidade de vida, fomentando a segurança alimentar e nutricional na sua família e comunidade.