Página inicial > Superiores > Curso Técnico em Agronegócio > Projeto de ensino - Tecnologia em Agronegócio

Projeto de ensino - Tecnologia em Agronegócio

ORIENTADOR: Gustavo Matarazzo

ORIENTADA: Alda Gabriela da Silva

A pandemia do novo coronavírus obrigou as relações de ensino e aprendizagem, no contexto do Instituto Federal de São Paulo, a se tornarem de forma remota (não presenciais. Para tanto, as relações de ensino e aprendizagem, antes presenciais, passaram a ser mediadas por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). No entanto, sabe-se a partir dos questionários aplicados pela referida instituição sobre as barreiras metodológicas que diversos estudantes têm encontrado em tal contexto. Entende-se como fundamentais os esforços do corpo docente para facilitar tais mediações. Corrobora este fato, o arcabouço normativo institucional que se preocupa com o acolhimento e inclusão dos discentes. Nesse sentido, o corpo docente do Curso Superior em Tecnologia em Agronegócio, de maneira colegiada, entendeu como importante a presença de um bolsista para o acompanhamento de tais ações.

Objetivos

1.            Desenvolver monitoria online para atendimento de alunos com dúvidas referentes ao uso de TICs no contexto do curso.

2.            Desenvolver curadoria de tutoriais das ferramentas utilizadas pelos docentes no contexto do curso.

3.            Criar tutoriais das ferramentas utilizadas pelos docentes no contexto do curso.

4.            Assessorar os professores responsáveis pela mediação pedagógica dos semestres 1, 3, 5 e 7.

A seguir estão exemplos de materiais que estão sendo desenvolvidos, além dos atendimentos a alunos e professores: