Página inicial > Superiores > Licenciatura em Ciências Biológicas

Licenciatura em Ciências Biológicas

Sobre o curso

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

O curso tem duração de 4 anos (8 semestres), sendo que a entrada se dá de forma anual via ENEM/SISU, com 40 vagas disponíveis para o período noturno

PERFIL DO LICENCIADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

O licenciado em ciências biológicas é o educador preparado para promover o desenvolvimento da reflexão científica na vida escolar e social dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, mediante situações de aprendizagem que possibilitem a compreensão do universo físico, social e moral, viabilizando o acesso aos saberes da temática científico-tecnológica da biologia, além de promover o desenvolvimento do pensamento crítico, autônomo e criativo, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes.

MERCADO DE TRABALHO

O licenciado em biologia vai atuar na área da educação, tem a permissão para dar aulas em escolas de ensino fundamental e médio, pode atuar em secretarias de educação e áreas afins. Outras áreas emergentes como a biotecnologia e a sustentabilidade ambiental estão em crescimento, oferecendo novas oportunidades para licenciados em Biologia.

PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS NA FORMAÇÃO

A formação de um professor aborda uma variedade de temas que abrangem tanto os conhecimentos específicos da área de Biologia quanto as competências pedagógicas necessárias para ensinar. Aqui estão os principais temas: Biologia Celular e Molecular, Biologia dos Organismos, Diversidade Biológica, Anatomia e Fisiologia, Ecologia e Ambiente, Pedagogia e Didática, Desenvolvimento Pessoal e Profissional.