Página inicial > Técnicos Integrados > Técnico em Mecatrônica

Técnico em Mecatrônica

Apresentação do Curso

O Curso Técnico em Mecatrônica do IFSP - Campus Avaré: Formação Integral e Multidisciplinar

O Instituto Federal de São Paulo, campus Avaré, oferece o Curso Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio, com duração de três anos, focado em formar profissionais com um vasto conhecimento técnico e humanístico. Este curso capacita os alunos a continuarem seus estudos em diversas áreas e a se desenvolverem como indivíduos autônomos e críticos, com uma formação ética sólida. Os egressos são preparados para identificar oportunidades e demandas no âmbito local, regional e nacional, participando ativamente da sociedade com um olhar inclusivo e respeitoso às diversidades étnicas, culturais, de gênero, orientação sexual, religiosas, etárias e sociais. A comunicação efetiva em diferentes contextos é um dos pilares dessa formação. O currículo abrange o projeto, instalação, operação, programação, parametrização e teste de equipamentos automatizados e robotizados. Os técnicos são treinados para integrar equipamentos mecânicos e eletrônicos, além de assegurar a qualidade e a gestão dos processos. O curso enfatiza a importância das normas técnicas, saúde, segurança e meio ambiente, preparando os alunos para enfrentar as transformações digitais da sociedade com tecnologias inovadoras. Os alunos desenvolvem uma visão crítica e transformadora do mundo do trabalho, valorizando a cidadania e a inclusão social, e respeitando os direitos humanos. O conhecimento técnico abrange planejamento e implementação de processos automatizados de manufatura, liderança de equipes, solução de problemas técnicos e trabalhistas, e gestão de conflitos, sempre com foco na sustentabilidade e na segurança. Com essa formação, o Técnico em Mecatrônica do IFSP - Avaré está apto a integrar trabalho, ciência, tecnologia e cultura, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o avanço socioeconômico do país.