Página inicial > Últimas Notícias > O Grupo de Robótica do IFSP-Avaré conquista segundo lugar em uma das modalidades da competição de Robótica Iron Cup

• Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2022, 19h14
  • Última atualização em Quinta, 20 de Outubro de 2022, 19h14

Nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2022, o G.E.R.A. (Grupo de Estudos de Robótica Avançada) – Blackstorm – do câmpus Avaré do IFSP participou do IronCup 2022, sediado no Instituto Nacional de
Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, MG. Nossos alunos e demais participantes do Blackstorm G.E.R.A conquistaram o segundo lugar na categoria Sumô Mini R/C, após perderem a final
para a equipe RSM e vencerem emocionantes lutas contra a Minerva e a equipe Phoenix, esta da Unicamp. O IronCup é uma competição de robótica realizada anualmente pelo Inatel, em parceria com a RoboCore, e, nesta edição, reuniu 499 competidores, divididos em 38 equipes que participaram com 222 robôs em 13 modalidades diferentes. A equipe Blackstorm participou com 15 integrantes e com 8 robôs nas seguintes modalidades: Sumô Mini 500g auto, Sumô Mini 500g R/C, Sumô LEGO 1kg Auto, Fairyweight (Combate 150g) e Seguidor de Linha Pro. Todas as lutas podem ser vistas no Instagram do G.E.R.A @blackstorm_gera O G.E.R.A. é um grupo de robótica composto por alunos do Curso de Mecatrônica integrado ao Ensino Médio, por egressos do IFSP e alunos de outras instituições.

Os interessados em participar podem entrar em contato com os integrantes pelo Instragram ou visitar os encontros que se realizam às terças-feiras e quintas-feiras, das 17h às 19h, nas dependências do câmpus, sob a orientação do servidor Gustavo Guerra Damiano e com o apoio de professores da área e do coordenador do curso Técnico em Mecatrônica integrado ao Ensino Médio. Destacamos ainda que a participação da equipe Blackstorm G. E. R. A. no evento deve-se ao empenho do nosso diretor-geral do câmpus IFSP-Avaré, Sebastião Francelino da Cruz, do diretor adjunto educacional, Júlio César P. Damalio, e da coordenadora de Extensão, Elaine A. C. Hoyos; além dos servidores que já participam da equipe e que colaboram para o desenvolvimento dessa atividade tão importante para nossos alunos. A robótica, além de proporcionar o trabalho com ferramentas tecnológicas e desenvolver o raciocínio lógico, estimula outras competências e habilidades, como a criatividade, a autonomia, o trabalho em equipe e a comunicação interpessoal.

Agradecemos também o apoio dos patrocinadores da equipe e a colaboração e a hospitalidade do diretor-geral do Câmpus Pouso Alegre do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, o Profº Dr. Alexandre Fieno da Silva, que cedeu alojamento aos nossos competidores no câmpus. O IFSP-Avaré cumprimenta todos os integrantes do Blackstorm G. E. R. A. e todos os servidores envolvidos pelo desempenho excepcional na Iron Cup 2022. Cabe ressaltar que, neste ano de 2022, o grupo participou de três competições de robótica: o Campeonato de Robótica RSM Challenge, em Mogi das Cruzes, em abril; a RoboChallenge, no Instituto Mauá de Tecnologia, no início de julho; e a competição IRONCUP, finalizando o ano. No total, foram dois prêmios inéditos de segundo lugar para a equipe: um na RSM Challenge e este, agora, na Iron Cup. Parabéns!