Campus Avaré sedia o II Encontro do Curso FIC Gestão Pública da Academia do Turismo
No dia 11/12/2023 ocorreu o II Encontro do Curso FIC Gestão Pública da Academia do Turismo, no IFSP Campus Avaré, com atores que trabalham com o turismo em diferentes localidades do estado de São Paulo. Neste segundo momento tivemos servidores, Raquel Nakazato, pesquisadora científica da APTA e câmaras setoriais, e Irineu Bessi Junior da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento de SP que falaram sobre o plano estadual de turismo rural, além de programas e ações da secretaria que impactam o desenvolvimento do turismo. Na sequência, a servidora, de projetos especiais, do Município de Piracicaba, Rose Massarutto, abordou o planejamento e gestão do turismo em Águas de São Pedro e Piracicaba. Posteriormente, o vice prefeito de Timburi, Anderson Solé, e o diretor de Turismo de Ipaussu, Reginaldo Shioga, relataram sobre estratégias e práticas adotadas por estes Municípios de Interesse Turístico durante o planejamento turístico. E para finalizar houve troca de experiências a partir dos tópicos abordados no encontro e nos materiais disponibilizados no moodle. Como se sabe, este FIC é o primeiro curso oferecido pelo IFSP após as tratativas com a Academia do Turismo de São Paulo. A academia de Turismo do Estado de São Paulo é uma iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo que congrega a Secretaria de Educação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Turismo do estado, e as instituições de Ensino como o IFSP, o SENAC, o Centro Paula Souza, além de associações de classe como a ABIH representando o segmento hoteleiro, a ABAV representando as agências de viagem e a Abrasel representando bares e restaurantes.
Alguns membros do Comitê de Turismo juntamente com membros do GEHLA vislumbram oferta de novas turmas no formato híbrido, e, para outros campi. Neste momento, os servidores analisam a possibilidade de turmas 100% remotas, com aulas síncronas e assíncronas.