Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cozinha afrocentrada é tema de webpalestra para alunos de Gastronomia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cozinha afrocentrada é tema de webpalestra para alunos de Gastronomia

  • Publicado: Terça, 16 de Setembro de 2025, 16h25
  • Última atualização em Terça, 16 de Setembro de 2025, 17h49

Aconteceu na manhã de 16 de setembro a webpalestra "Cozinha Afrocentrada e alimentação à base de Plantas", para alunos dos 1º e 2º Anos do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Campus Avaré. 

Ministrada pela Nutricionista e Cozinheira gaúcha Kyzzy Rodrigues, a atividade foi promovida pelos professores Felipe Reis e Ricardo Gomes, responsáveis pela disciplina de Cozinha Brasileira.

Em sua fala, Kyzzy apresentou conhecimentos culinários tradicionais que mesmo inseridos em nossa rotina, pouco são relacionados à cultura afrodiaspórica, como caldos, sopas e moquecas, presentes no território brasileiro desde o histórico período de escravidão vivenciada em nosso país. 

Como forma de resgate e valorização da cultura culinária ancestral, a palestrante promove desde o ano de 2023, na cidade de Porto Alegre, um projeto intitulado Janta Afro, o qual apresenta uma variedade de preparos oriundos de países africanos, como o Bobotie, da África do Sul, considerado o prato preferido de Nelson Mandela.

Como em sua construção profissional Kyzzy procura evidenciar o conhecimento tradicional,  em suas produções, desenvolve os preparos à base de plantas, ao considerar o viés sustentável da Gastronomia, em tempo de proporcionar uma alimentação inclusiva a veganos, vegetarianos e indivíduos com algum tipo de restrição alimentar.

Para o acadêmico Mateus Ortega, do 2º Ano, a fala de Kyzzy proporcionou um olhar inclusivo à gastronomia, ao evidenciar o conhecimento de populações tradicionais, como os quilombolas e indígenas, valorizando a verdadeira identidade culinária brasileira. Já as acadêmicas Ana Laura Ozório e Drielly Santos, também do 2º ano, em tempo de elogiar o conteúdo da palestra, afirmam que olhares múltiplos à gastronomia são essenciais para uma formação integral e competitiva.
 


  

registrado em:
Fim do conteúdo da página