Página inicial > Últimas Notícias > I Semana da Consciência Negra: lutas e (re)existências

I Semana da Consciência Negra: lutas e (re)existências

• Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 10h02
  • Última atualização em Sexta, 13 de Novembro de 2020, 17h56

I Semana da Consciência Negra: lutas e (re)existências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, mpus Avaré, foi idealizada com o objetivo de trazer à visibilidade temas fundamentais atinentes às demandas da população afrodescendente no Brasil. Desse modo, o ciclo de conferências, ministrado e mediado por renomados pesquisadores/as, intelectuais e docentes do país, destaca-se por oferecer aos participantes a oportunidade de refletir acerca de questões candentes, como a representação do negro na arte; as relações étnico-raciais e a educação; a relevância da representatividade negra na política; o tópico do racismo no pensamento social brasileiro; a invisibilidade da mulher negra na esfera jurídica; a saúde da população negra; a relação entre a democracia no país e a luta negra; o direito das crianças e adolescentes negros no Brasil; a contribuição dos negros na ciência e a literatura infanto-juvenil negra.

A diversidade de temas que compõe o evento foi traçada com o propósito de mostrar aos participantes do ciclo de conferências que a experiência sociocultural da população negra no Brasil é complexa, plural e multiforme, de modo que não cabem visões monolíticas e simplistas acerca do que caracteriza a questão do negro. O negro é, aqui, para retomarmos as potentes formulações de Guerreiro Ramos (1957), “vida”, e não “tema”. Assim sendo, o intuito das atividades que integram a programação é alçar a população negra, para além do intuito de debater a sua “agenda”, enquanto sujeito de direitos e de conhecimento, como agente que pensa e faz história.

O Evento está sendo coordenado pela professora Ma. Rafaela C. Procknov, docente do Campus Avaré.

INSCRIÇÃO:

Faça sua inscrição até o dia 15/11/2020 para receber certificação de 20h no ciclo de conferências da I Semana da Consciência Negra: lutas e (re)existências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Avaré.

O evento será realizado on-line e será transmitido pelo canal do Youtube do IFSP.

As listas de presença serão liberadas nos dias das conferências ao final de cada uma delas. Para receber a certificação de 20h, é necessário assistir e assinar a lista de todas as conferências. Não serão emitidos certificados por atividade.

Link do evento : https://sites.google.com/view/semana-da-consciencia-negra

Para dirimir eventuais dúvidas, escreva-nos: