Página inicial > Últimas Notícias > IFSP é premiado em competição de robótica

IFSP é premiado em competição de robótica

• Publicado: Quinta, 28 de Abril de 2022, 08h11
  • Última atualização em Quinta, 28 de Abril de 2022, 08h11

O G.E.R.A. (Grupo de Robótica de Avaré) – Blackstorm - do nosso câmpus teve um desempenho maravilhoso na RSM Challenge 2022, realizada em Mogi das Cruzes, nos dias 21, 22 e 23 de abril. A competição contou com equipes de robótica de diferentes estados do Brasil e de oito países, entre eles Canadá, Colômbia, Índia e Filipinas, somando aproximadamente 750 competidores.

O nosso grupo, o Blackstorm, participou da competição com 4 robôs, em categorias diferentes, e conquistou o segundo lugar na categoria Lego Sumô Jr – 1kg, com o robô Steve (Herobrine). O G.E.R.A. foi representado na competição por 7 alunos, todos do curso de Mecatrônica.

O G.E.R.A. é composto, basicamente, por alunos do Curso de Mecatrônica integrado ao Ensino Médio, mas é aberto a todos os alunos interessados na área. Os encontros são todas as terças-feiras e quintas-feiras, das 17h às 19h nas dependências do câmpus, sob a orientação do servidor Gustavo Guerra Damiano com o apoio do coordenador do curso de Mecatrônica, Ronald Ribeiro Alves. Para a participação no evento, além dos servidores envolvidos na equipe, foram essenciais os esforços do nosso diretor geral Sebastião Francelino da Cruz, da coordenadora de extensão Elaine A. C. Hoyos e da Pró-reitora de Extensão do IFSP, Gabriela de Godoy Cravo Arduino, como também o apoio de alguns patrocínios obtidos pelos integrantes do G.E.R.A.

Foi um momento bastante importante para o nosso câmpus e para os nossos alunos participantes do G.E.R.A. – Blackstorm, pois o grupo ficou praticamente dois anos sem atividades presenciais e, mesmo com pouco tempo de preparação, conseguiu obter uma excelente classificação. Além de competir, os alunos envolvidos tiveram a oportunidade de aprender com os integrantes de outras equipes e de se integrarem com alunos dos câmpus do IFSP de Sorocaba e de Guarulhos. Cabe ressaltar ainda que foi a primeira competição para todos os representantes do grupo, dado que os integrantes anteriores se formaram durante os dois anos da pandemia. Por isso, deixamos aqui os nossos parabéns a todos os envolvidos com o projeto.