Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Dados Abertos
Início do conteúdo da página

Dados abertos

Dados Abertos

Conforme referenciado pela Controladoria-Geral da União (2022), Dados Abertos podem ser definidos como:

[...] dados que podem ser livremente acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa, estando sujeito a, no máximo, exigências que visem preservar sua proveniência e abertura. Como praticamente todo dado governamental é público, exceto aqueles que contenham conteúdo sigiloso protegido por lei, é fundamental que o governo implemente políticas para disponibilizá-lo de modo útil e seguro. (BRASIL. CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO, 2022, n.p.).

 

A Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal foi instituída por meio do Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, que dentre os objetivos e diretrizes relativos à disponibilização de dados governamentais, podem ser destacados os seguintes:

I. Promover a publicação de dados contidos em bases de dados de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional sob a forma de dados abertos;

II. Aprimorar a cultura de transparência pública;

III. Franquear aos cidadãos o acesso, de forma aberta, aos dados produzidos ou acumulados pelo Poder Executivo Federal.

Essa política está alinhada às disposições da Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011, a Lei de Acesso à Informação (LAI). A LAI regula o direito de acesso à informação previsto constitucionalmente, sendo um importante instrumento de garantia da transparência pública, da participação social e do controle social.

As funções de gestão e monitoramento da política de Dados Abertos do Poder Executivo federal estão concentradas atualmente na Controladoria-Geral da União, conforme disposto no Decreto nº 9.903, de 8 de julho de 2019.

No âmbito do Instituto Federal de São Paulo, a política foi implementada e é executada a partir da Comissão Permanente de Dados Abertos (CPDA), responsável pela elaboração do Plano de Dados Abertos (PDA) e acompanhamento junto aos gestores dos conjuntos de dados disponibilizados no Portal de Dados Abertos do IFSP, que está vinculado ao Portal Brasileiro de Dados Abertos.

Cumpre à Autoridade de Monitoramento da LAI no IFSP garantir a atualização e implementação do PDA, realizando as atividades de orientação e monitoramento para o efetivo cumprimento do plano, além da elaboração de relatório anual de cumprimento do PDA.

Fim do conteúdo da página