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Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

 

Sobre o Curso

LICENCIATURA EM LETRAS – PORTUGUÊS / ESPANHOL

O curso tem duração de 4 anos (8 semestres), sendo que a entrada se dá de forma anual via ENEM/SISU, com 40 vagas disponíveis para o período noturno
 

PERFIL DO LICENCIADO EM LETRAS – PORTUGUÊS / ESPANHOL


O licenciado em Letras – Português / Espanhol está habilitado a exercer de forma crítica, ética e humanística a sua atividade profissional, sobretudo a docência na Educação Básica, sendo capaz de conduzir o processo de ensino e aprendizagem nas diferentes manifestações linguísticas e literárias. Domina as modalidades oral e escrita da(s) língua(s) estudada(s). É capaz de planejar, implementar e aprimorar as atividades inerentes ao magistério, conduzindo ações em pesquisa e práticas educacionais, atuando como agente formador de leitores e produtores de textos aptos a problematizar as tensões decorrentes das diferenças culturais que caracterizam a sociedade. Formula propostas de intervenção pedagógica de acordo com o desenvolvimento de seus alunos, inclusive de acordo com as demandas locais e regionais. É ciente do papel da educação para a construção de uma sociedade antirracista, além de estar preparado para atuar em ensino presencial, remoto e a distância, dada a necessidade incontestável de atuação em diversas modalidades e formas de ensino.


MERCADO DE TRABALHO


O licenciado em Letras – Português / Espanhol pode atuar na área da educação como docente na Educação Básica além de atuar em secretarias de educação e áreas afins. Outras áreas emergentes como a editoração, consultoria linguística e literária, estão em crescimento, oferecendo novas oportunidades para os licenciados.

 
PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS NA FORMAÇÃO


A formação do professor de Letras engloba temas que envolvem as línguas portuguesa e espanhola, desde suas constituições linguísticas às suas manifestações culturais e literárias; leitura e produção de textos de diversos gêneros e tipos; críticas e teorias literárias, teorias linguísticas e de aquisição e aprendizagem; história da arte; filosofia e sociologia da educação; conhecimentos relacionados a orientação e mediação dos processos de ensino e aprendizagem; além de conhecimentos acerca de métodos pedagógicos, explorando as potencialidades didáticas das ferramentas tecnológicas e dos gêneros digitais no ensino e selecionando/criando experiências de aprendizagem relevantes. Os temas abordados na formação do docente fundamentam-se na tríade ensino – pesquisa – extensão com vistas a uma formação omnilateral, integrada e interdisciplinar.

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