Final do desafio INOVARÉ

No dia 18/11 aconteceu em nosso Câmpus a final do Desafio Inovaré, um projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae - SP, escritório de Botucatu, que propôs aos nossos alunos o desafio de desenvolver ideias de negócio inovadoras e, consequentemente, a vivência e desenvolvimento do comportamento empreendedor.

Inicialmente, o Desafio contou com a participação de 16 projetos, o que envolveu cerca de 30 alunos dos cursos de Agronegócio, Agroindústria (Integrado e Concomitante), Engenharia de Biossistemas e Letras. Estes alunos puderam participar de palestras, oficinas e mentorias voltadas para o conhecimento do funcionamento do mercado, desenvolvimento de modelos de negócios e as características do comportamento empreendedor.

Dos 16 projetos inscritos, apenas 5 foram selecionados para participar da grande final: Chuva Tech, Fornece Agro, Hortube, Mini usina de laticínios e Robô irrigador. A final consistiu na apresentação de um Pitch (breve exposição de 3 minutos com o objetivo de despertar o interesse de investidores) para uma banca composta por importantes profissionais da região. Compuseram a banca Adriano Albertini, professor da Escola de Negócios do Sebrae – SP, Maria Cristina Marques, coordenadora do curso de Tecnologia em Agronegócio, Ronaldo Vilas Boas, Secretário de Agricultura do Município de Avaré, Hilton Sérgio Lutti, representante da Colônia Espírita Fraternidade de Avaré, Fernando Tobgyal, empresário e criador da empresa Inovativa e Carlos Costa, diretor executivo do Parque Tecnológico de Botucatu.

Dentre os finalistas o projeto denominado Chuva Tech, apresentado pelos alunos Sidney, Claudinei, Jair e Paulo (curso tec. em Agronegócio) ficaram com a primeira colocação. O segundo lugar foi conquistado pelos alunos Marcos e Saulo (curso tec. em Agronegócio) com o projeto mini usina de laticínios seguido pelo terceiro lugar do projeto Fornece Agro idealizado pelo aluno José Nelson (curso tec. em Agronegócio). Além de troféus e certificados os vencedores foram premiados com um espaço de coworking no Parque Tecnológico de Botucatu, 20 horas de mentoria junto ao Sebrae -SP e um espaço no Startup World na Feira do Empreendedor do Sebrae – SP em abril de 2018.

Deixamos aqui os nossos parabéns aos vencedores e também a todos os alunos que encaram o desafio de detectar problemas, refletir sobre eles e, principalmente, apresentar soluções. Certamente, foi um momento de muito aprendizado a todos os envolvidos.