Página inicial > Proeja FIC - Auxiliar em hospedagem

Proeja FIC - Auxiliar em hospedagem

Apresentação

O câmpus Avaré do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município de Avaré, estudou possibilidade de implantação a partir de 2016 do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Formação Inicial e Continuada (Proeja FIC), tendo em vista o Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006 e o Documento Base do Programa Proeja FIC (2007). O Proeja FIC busca integrar a Formação Profissional Inicial e Continuada aos anos finais do Ensino Fundamental, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como objetivos a elevação da escolaridade, a possibilidade de continuidade dos estudos e a oferta de formação profissional para jovens e adultos que não tiveram.
    O PROEJA- Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos é uma política inédita no Brasil, que traz diversas inovações nas reflexões e discussões até então realizadas acerca da EJA, além de estabelecer princípios e concepções para esta modalidade de ensino, considerando a todo o momento os desafios constantes a serem superados para a sua implantação nas instituições públicas de ensino. Esse programa propõe, a partir do decreto 5.840/2006(em substituição ao decreto 5.478/2005) e dos Documentos Base, a integração entre formação geral e formação profissional na modalidade EJA e assume, como uma das formas de articulação entre a Educação Profissional e a Educação Básica, a forma integrada. Assim, prevê uma matrícula única, em que o curso deve possuir currículo único, no sentido de contemplar a formação geral e a formação profissional unificada.
     Ofertando a modalidade da Educação Jovens e Adultos atrelada um curso Profissionalizante, no caso, a Formação Inicial Continuada em Auxiliar em Hospedagem, em parceria com o IFSP – câmpus Avaré, visa atender uma demanda do município de profissionalização da mão de obra. O levantamento da demanda por profissionalização de mão de obra foi realizada junto ao Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT do município de Avaré, que apontou quais as vagas mais procuradas por empregadores do município, dentre elas consta a demanda por profissionais ligados ao setor hoteleiro, visto que o município é considerado uma Estância Turística, contando com uma vasta rede de hotéis, principalmente na área da represa.
O Curso de Auxiliar em Hospedagem tem como objetivo capacitar o aluno para atuar na recepção e governança em meios de hospedagem, executar atividades operacionais de atendimento ao cliente, atuar nos serviços de andares, conhecer os critérios de qualidade na prestação de serviços em hotelaria e compreender os aspectos socioculturais e turísticos da região.
     Visa-se com o curso a formação de Auxiliares em Hospedagem de forma a atender à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seus artigos 35 a 37 que estabelecem que os alunos egressos do ensino fundamental e médio têm o direito de acesso à Educação Profissional como forma de capacitação, propiciando a inserção ou a reinserção de profissionais técnicos qualificados no mercado de trabalho. Este projeto busca atender um perfil profissional que combine conhecimento técnico e visão mercadológica ,pressupostos humanísticos e culturais, norteados no parecer CNE/CEB n°11/2012 que trata das diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Médio.