Página inicial > Últimas Notícias > Capacitação de Servidores: Análise e Melhoria de Processos

Capacitação de Servidores: Análise e Melhoria de Processos

• Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 13h17
  • Última atualização em Terça, 04 de Dezembro de 2018, 13h17

Os servidores Alexandre Rodrigues e Sheyla Rodrigues participaram do curso "Análise e Melhoria de Processos" do Programa ENAP em Rede, realizado de 26 a 30 de novembro de 2018, no Instituto Federal de São Paulo – Campus São Paulo. Destinado a todos os servidores públicos que tenham interesse na melhoria da qualidade no serviço público, conhecendo a metodologia de Análise de Solução de Processos e aplicando-a para gerenciar e aperfeiçoar os processos no trabalho.

O curso apresentou uma visão geral e abrangente da gestão da qualidade no serviço público, aprofundando – se na análise e melhoria de processos, para compreender o que é e como funciona o gerenciamento de processos em instituições públicas e como promover melhorias em processos. Durante o curso os alunos puderam analisar de forma prática um processo real que faça parte do seu dia a dia no trabalho, de classificar processos, identificar os diversos níveis de indicadores necessários para o gerenciamento, as principais componentes da gestão de processos e as etapas recomendadas para promover melhorias em processos. O curso foi organizado com abordagem teórico-aplicada, privilegiando-se exercícios práticos realizados em grupos, com o intuito de aplicar os conceitos e demonstrar a utilidade do método de análise e melhoria de processos.

Os conceitos, princípios e ferramentas abordados neste curso auxiliam na melhoria contínua dos processos organizacionais, permitindo ao servidor realizar um trabalho com qualidade e eficiência.

Ementa do Curso: Evolução dos modelos de gestão: a busca da flexibilização organizacional. Visão geral da gestão por processos: fordismo e pós-fordismo. As organizações são grandes coleções de processos. O que é processo. A organização-aprendizado. Contexto da gestão por processos, termos-chave, diferenciação e alinhamento da gestão por processos. Fundamentos da gestão por processos. Gestão de processos. Planejamento e ferramentas para melhoria. Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP). ISO. BPM. Mapeamento de Processos. Just in Time. Kanban. 6 SIGMA.

Segue fotos do grupo de trabalho: