Últimas notícias

TCC do Curso Técnico em Lazer denominado Texas Golden Club é realizado com êxito no Instituto Federal (Campus Avaré)

No dia 26 de agosto de 2017, nas dependências do IFSP (Campus Avaré), foi realizado o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Técnico em Lazer integrado ao Ensino Médio. A proposta foi a realização de uma noite de lazer e recreação no Campus para um número específico de adolescentes de 14 a 17 anos.

Ao todo participaram da atividade 52 pessoas que adquiriram seus passes com os 19 alunos do 3º ano do Curso. O passe dava direito a participar de toda a programação de lazer, além de uma farta ilha de petiscos, lanche da madrugada, coquetéis sem álcool e um café da manhã especial. Foram mais de 10 horas de atividades lúdicas, iniciando às 22h e com término às 07 da manhã.

Os participantes foram incluídos ativamente nas atividades desenvolvidas, elaboraram coreografia e grito de guerra, participaram de uma atividade socialização também conhecida como quebra-gelo, mesa de jogos, gincana, balada, enigma, etc. A atividade pedagógica desenvolvida pelos alunos sob orientação dos professores da Área de Hospitalidade e Lazer do Campus teve como objetivo principal colocar em prática as técnicas aprendidas e os conhecimentos adquiridos ao longo de 3 anos de curso, possibilitando aos alunos vivenciarem, enquanto monitores, um longo período consecutivo de atividades recreativas, tal como ocorre no mercado laboral.

Com o envolvimento direto da comunidade externa, a atividade proposta pelos alunos do 3º ano foi capaz de divulgar o Curso Técnico em Lazer e o próprio Instituto Federal à potenciais alunos bem como a seus familiares e amigos. Em suma, o TCC permitiu aos alunos o desenvolvimento de um plano estratégico e logístico da atividade, além da elaboração de uma programação com os recursos materiais e humanos disponíveis. Posteriormente, executaram e avaliaram as atividades propostas para o público alvo específico.

Além da articulação da teoria e da prática, ocorreu a integração entre ensino e extensão, uma vez que os alunos puderam desenvolver novas competências e aprimorar sua formação cidadã. Importante mencionar que, além dos professores da área, o Diretor do Campus e outros servidores também prestigiaram o evento. Esse trabalho de conclusão de curso contou ainda com a participação dos pais dos alunos em atividades específicas que deram suporte ao desenvolvimento do trabalho.

TCC Lazer 2017 115