ATPA's
As Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento tem como objetivo complementar e ampliar a formação do futuro educador, proporcionando-lhe a oportunidade de sintonizar-se com a produção acadêmica e científica relevante para sua área de atuação, assim como com as mais diferentes manifestações culturais. Assim, enriquecem o processo de aprendizagem do futuro professor e sua formação social e cidadã, permitindo, no âmbito do currículo, o aperfeiçoamento profissional, ao estimular a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, interdisciplinares, de permanente e contextualizada atualização. Com isso, visa à progressiva autonomia intelectual, para proporcionar condições de articular e mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, e colocá-los em prática na sua atuação pedagógica.
Na estrutura curricular do curso de licenciatura constam 200 horas destinadas à realização das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPAs), em conformidade com a Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Assim, as ATPAs são obrigatórias e podem ser realizadas ao longo de todo o do curso de licenciatura, durante o período de formação, sendo incorporadas na integralização da carga horária do curso.
INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO
MODELO DE RELATÓRIO (pdf)
MODELO DE RELATÓRIO (docx - Word)
QUADRO ATPA
Tutorial para ATPA - on line
Tutorial para ATPA - presencial
Estágio Supervisionado Obrigatório
O Estágio Curricular Supervisionado é considerado o ato educativo supervisionado envolvendo diferentes atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do educando, relacionado ao curso que estiver frequentando regularmente. Assim, o estágio objetiva o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.
Para realização do estágio, deve ser observado o Regulamento de Estágio do IFSP, Portaria nº. 1204, de 11 de maio de 2011, elaborada em conformidade com a Lei do Estágio (Nº 11.788/2008), dentre outras legislações, para sistematizar o processo de implantação, oferta e supervisão de estágios curriculares.
De acordo com as diretrizes curriculares do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é obrigatório o cumprimento de 400 horas em Estágio Curricular Supervisionado. Este deverá ser realizado em escolas de Educação Básica da rede pública de ensino, a partir da segunda metade do curso (5° semestre).
Para tanto, serão realizadas parcerias e convênios com a rede pública de ensino, nos diferentes níveis da educação básica (municipal – ensino fundamental II; estadual – ensino fundamental II e ensino médio; federal – ensino médio). Tal atividade visa à aproximação do aluno de licenciatura com sua realidade profissional, facilitando e viabilizando sua inserção no mercado de trabalho.
PASTA DO GOOGLE DRIVE COM TODOS OS DOCUMENTOS RELATIVOS AO ESTÁGIO (NOVO!)
Matriz Curricular
Na elaboração da estrutura curricular do curso, os componentes curriculares foram elaborados como alternativa à tradicional noção de disciplinas. Pretende-se, desse modo, evitar uma excessiva fragmentação de conteúdos e estratégias de ensino que costuma estar associada ao grande número e a especialização das disciplinas constituintes dos cursos superiores. Como se pode observar na organização curricular do curso, os componentes curriculares foram concebidos de modo a articular os diversos momentos da formação docente. A distribuição da carga horária atende aos mínimos estipulados no artigo 1º da Resolução CNE/CP 2, de 19/02/2002 e na Resolução CNE/CP n° 2, de 01º de julho de 2015.
A carga horária do curso está distribuída em 8 semestres. Cada semestre é constituído por 19 semanas, e cada aula tem a duração de 50 minutos. Estas 19 semanas semestrais estão distribuídas em 100 dias letivos (podendo haver sábados letivos para alcançar este número), totalizando os 200 dias letivos anuais exigidos pela legislação. A Tabela 2 apresenta o número de aulas de cada semestre.
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas apresenta 2.939,5 horas de carga horária mínima, conforme especificado:
- 1.879,5 horas para o desenvolvimento dos Conteúdos Curriculares de Formação Específica, presencial, em sala de aula;
- 60 horas para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
- 400 horas de Prática de Ensino como Componente Curricular, articulado aos 43 componentes curriculares ao longo de todo o curso;
- 400 horas de Estágio Curricular Supervisionado, articulado aos componentes curriculares do curso, com 200 horas no ensino de Ciências (ensino fundamental II - 6° ao 9° ano) e 200 horas no ensino de Biologia do ensino médio;
- 200 horas de Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPAs)
MATRIZ CURRICULAR
Matriz Curricular a partir de 2018
Na elaboração da estrutura curricular do curso, os componentes curriculares foram elaborados como alternativa à tradicional noção de disciplinas. Pretende-se, desse modo, evitar uma excessiva fragmentação de conteúdos e estratégias de ensino que costuma estar associada ao grande número e a especialização das disciplinas constituintes dos cursos superiores. Como se pode observar na organização curricular do curso, os componentes curriculares foram concebidos de modo a articular os diversos momentos da formação docente. A distribuição da carga horária atende aos mínimos estipulados na Resolução CNE/CP n° 2, de 01º de julho de 2015.
A carga horária do curso está distribuída em 8 semestres. Cada semestre é constituído por 20 semanas, e cada aula tem a duração de 50 minutos. Estas 20 semanas semestrais estão distribuídas em 100 dias letivos (podendo haver sábados letivos para alcançar este número), totalizando os 200 dias letivos anuais exigidos pela legislação.
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas apresenta 3230,9 horas de carga horária mínima, conforme especificado:
- 2230,9 horas para o desenvolvimento dos Conteúdos Curriculares de Formação Específica, presencial, em sala de aula;
- 400 horas de Prática de Ensino como Componente Curricular, articulado aos 49 componentes curriculares ao longo de todo o curso;
- 400 horas de Estágio Curricular Supervisionado, articulado aos componentes curriculares do curso, com 200 horas no ensino de Ciências (ensino fundamental II - 6° ao 9° ano) e 200 horas no ensino de Biologia do ensino médio;
- 200 horas de Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPAs).
- 100 horas para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – optativo.
MATRIZ CURRICULAR A PARTIR DE 2018
Projeto Pedagógico
A proposta de implementação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no IFSP Campus Avaré parte do entendimento do papel histórico que as Instituições Federais de Educação Tecnológica desempenham na formação técnico-científica nacional, e agora também nas áreas de licenciatura, atuando dentro do espírito iminente de reforma da formação de professores no Brasil, pressupondo uma profissionalização docente compatível com a estrutura dos cursos oferecidos pelos IF e com a realidade social e de ensino atual, garantindo para isso direção e colegiados próprios para as licenciaturas.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO
Projeto Pedagógico a partir de 2018
A proposta de implementação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no IFSP Campus Avaré parte do entendimento do papel histórico que as Instituições Federais de Educação Tecnológica desempenham na formação técnico-científica nacional, e agora também nas áreas de licenciatura, atuando dentro do espírito iminente de reforma da formação de professores no Brasil, pressupondo uma profissionalização docente compatível com a estrutura dos cursos oferecidos pelos IF e com a realidade social e de ensino atual, garantindo para isso direção e colegiados próprios para as licenciaturas.
Trabalho de Conclusão de Curso
De acordo com o Parecer CNE/CES 1031/2001, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas, a elaboração de monografias deve ser estimulada bem como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nas duas modalidades de formação, Bacharelado e Licenciatura. Dessa forma, o desenvolvimento do TCC é de caráter individual e obrigatório para integralização do curso, constando no Projeto Pedagógico do curso de licenciatura em Ciências Biológicas – Campus Avaré.
O TCC constitui-se em uma atividade curricular de natureza científica em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso. Deve representar a integração e a síntese dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, expressando domínio do assunto escolhido. O TCC visa promover a integração e a síntese dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso por parte do aluno, que deverá expressar domínio do assunto escolhido, assim como familiaridade com a linguagem e o pensamento científico.
O TCC deverá ser desenvolvido na área de Ciências e/ou Biologia, podendo contemplar: desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão ou ensino, elaboração de material didático, desenvolvimento de instrumentos e/ou equipamentos, plano de intervenção para o ensino nas escolas de nível básico, estudo de caso, desenvolvimento de programas computacionais educativos, entre outros a serem julgados pelo Colegiado de Curso.
Sua elaboração e execução ocorrerá sob orientação específica de um professor(a) especialista e responsável pelo desenvolvimento conjunto do TCC. Estes docentes orientadores deverão dedicar parte de suas cargas horárias de trabalho exclusivamente para realizar a orientação dos TCCs (auxiliando na escolha do tema, desenvolvimento do conteúdo do projeto, delimitação dos objetivos e justificativas, definição da metodologia, embasamento teórico para as discussões e conclusões, redação dentro das normas da ABNT, etc.), com o intuito de propiciar a elaboração de um projeto mais consistente e embasado em conhecimentos concretos e consolidados, prezando sempre pela sua qualidade.
A carga horária total destinada ao TCC será de 60 horas em atividades específicas para a execução do planejamento do projeto, bem como sua redação. O desenvolvimento do TCC pode ocorrer a qualquer momento do curso, porém sua formalização só poderá suceder-se a partir do 7º semestre do curso.
MANUAL DE TCC
MODELO TCC
ACEITE DO PROFESSOR ORIENTADOR
CARTA DE ACEITE PARA DEFESA PÚBLICA DO TCC
ROTEIRO DE AVALIAÇÃO
FICHA DE AVALIAÇÃO