Licitações
Apresentação
À Coordenadoria de Licitações e Contratos - CLT, órgão subordinado à Diretoria Adjunta de Administração - DAA, compete:
I. Coordenar e responsabilizar-se pelas atividades relacionadas à Gestão de Compras e Licitações:
a. Coordenar a elaboração de “Projetos Básicos” para contratação de serviços de manutenção, reformas ou ampliações necessárias;
b. Coordenar junto com os demais setores do câmpus a previsão anual para aquisição de materiais de consumo e equipamentos;
c. Solicitar inclusão de materiais junto ao cadastro do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - SIGA;
d. Elaborar editais de licitações, orientando sobre a modalidade de licitação a ser empregada;
e. Subsidiar os processos de aquisições através de dispensas e/ou inexigibilidades de licitações;
f. Emitir pareceres nos processos de dispensas e inexigibilidades de licitações;
g. Elaborar minutas de contratos e termos aditivos referentes a dispensas e inexigibilidades, encaminhando-os para análise e parecer da Procuradoria Jurídica - PJU;
h. Alimentar e manter atualizados as informações de todos os sistemas governamentais no tocante aos processos de dispensas e inexigibilidades;
i. Examinar toda a documentação enviada pelos fornecedores conforme determinação da lei, referentes ao Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF, cadastrando e atualizando os documentos apresentados pelos mesmos.
j. Emitir atestados de capacidade técnica referentes à prestação, execução e conclusão de obras e/ou serviços, quando solicitados por fornecedores;
k. Elaborar editais de licitação de serviços, submetendo-os à Procuradoria Jurídica - PJU para aprovação das minutas;
l. Acompanhar as aberturas de licitações, dando suporte às Comissões de Licitações e aos Pregoeiros, na forma da Lei Federal nº 8.666/93, de 21.06.1993 e legislação complementar, ou sob nova lei que vier a substituí-la;
m. Providenciar o fechamento das licitações, compreendendo a emissão do “Termo de Homologação”;
n. Acompanhar o sistema de “Registros de Preços” e de “Cotações Eletrônicas”;
o. Manter arquivo de catálogos, mostruários e informativos de materiais em geral.
II. Coordenar e responsabilizar-se pelas atividades relacionadas à Gestão de Contratos e Convênios:
a. Acompanhar, juntamente com a fiscalização de contratos, o fiel cumprimento das cláusulas dos contratos firmados com o Campus;
b. Realizar negociações com os contratados, sempre visando obter condições mais vantajosas para a Administração;
c. Analisar e opinar sobre a regularidade, oportunidade e conveniência para a Administração, visando instruir os processos de alterações de contratos, tais como aditamentos de prazos, objetos, valores e outras;
d. Controlar todas as informações relativas à expiração de prazos de contratos;
e. Coordenar e orientar as atividades dos representantes da Administração responsáveis pela fiscalização dos contratos;
f. Operar e alimentar os sistemas informatizados inerentes a contratos, em especial os subsistemas do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais - SIASG;
g. Elaborar minutas de termos aditivos, oriundos dos processos licitatórios do Campus, encaminhando-as para análise e parecer da Procuradoria Jurídica - PJU;
h. Aplicar penalidades determinadas nos processos administrativos, por descumprimento contratual de fornecedores do Campus e, se pertinente, inserir registro de ocorrências no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF;
i. Solicitar abertura de processos de contratos continuados no início do exercício com as informações orçamentárias e de fiscalização dos mesmos;
III. Responsabilizar-se pelos bens patrimoniais pertencentes ou em uso nos ambientes da Coordenadoria de Licitações e Contratos;
IV. Elaborar relatórios gerenciais das atividades sob sua coordenação;
V. Desempenhar outras atividades pertinentes que lhe forem designadas pelo Diretor Administrativo do câmpus.