Sobre o Curso
TECNOLOGIA EM MECÂNICA
O curso tem duração de 2 anos ( 4 semestres), sendo que a entrada se dá de forma anual via processo seletivo, com 40 vagas disponíveis para o período noturno
PERFIL DO TECNÓLOGO EM MECÂNICA
O curso técnico em mecânica tem o objetivo de desenvolver um conjunto de habilidades e conhecimentos em mecânica, elétrica, informática e gestão da produção a fim de compreender, projetar e desenvolver sistemas mecânicos e gerir processos industriais.
MERCADO DE TRABALHO
O técnico em mecânica pode trabalhar em organizações industriais, indústrias de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, laboratórios de controle de qualidade, empresas especializada em manutenção, laboratório de pesquisa e empresas de prestação de serviços ligadas ao setor metal mecânico.
PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS NA FORMAÇÃO
Projeto mecânico, materiais de construção mecânica, fabricação e manutenção mecânica, inspeção de equipamentos, software CAD, sistema de automação e controle, gestão da produção, entre outros.
PPC
A organização curricular do Curso Técnico de Nível Médio em Mecânica concomitante /subsequente está organizada de acordo com o Eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais, estruturada em módulos, correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho. Os módulos possibilitam a flexibilização e abertura do currículo para o itinerário profissional, adaptando-se às distintas realidades regionais, permitem a inovação permanente e mantêm a unidade e a equivalência dos processos formativos.
A carga horária do Curso Técnico em Mecânica do Campus Avaré está distribuída em 4 semestres, sendo que cada semestre é constituído por 19 semanas e 100 dias letivos com aulas com duração de 50 minutos. O curso tem carga horária total de 1.267 horas, com 317 horas para cada um dos quatro semestres.
O Estágio Curricular Supervisionado do curso Técnico em Mecânica no Câmpus Avaré é optativo e pode ser realizado a partir do primeiro período letivo do curso. As horas de estágio devem ser realizadas concomitantemente ao curso, de forma que a carga horária seja compatível com as atividades escolares e não ultrapasse seis (6) horas diárias e trinta (30) horas semanais.
O projeto pedagógico do curso está em conformidade com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e com a Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018, que atualiza as Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio.
Matriz
PROJETO PEDAGÓGICO
PPC a partir de 2023
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é o documento que norteia o desenvolvimento do curso e a oferta do curso Técnico Concomitante e Subsequente em Mecânica no Câmpus Avaré foi tomada em virtude de constantes pesquisas realizadas desde 2013, início de funcionamento do Câmpus, com a participação de várias empresas de diferentes segmentos industriais já instaladas e outras em processo de instalação na cidade e região, as quais perceberam a demanda para este profissional para desenvolver atividades voltadas à programação de máquinas automatizadas, usinagem computadorizada/convencional, sistemas de soldagem, manutenção de equipamentos industriais, controle de qualidade, sustentabilidade e outros processos, culminando na abertura do curso em 2016.
O técnico em mecânica é habilitado para:
Atuar profissionalmente no mundo do trabalho de forma proativa, crítica, empreendedora e ética. Orientando suas ações na perspectiva do desenvolvimento sustentável;
Identifica as oportunidades, expectativas e demandas existentes na comunidade e dos arranjos produtivos local, regional e nacional. Programar, controlar e executar processos de fabricação mecânica para máquinas e equipamentos mecânicos atendendo às normas e aos padrões técnicos de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente;
Planejar, aplicar e controlar procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos;
Elaborar projetos de produtos relacionados a máquinas e equipamentos mecânicos especificando materiais para construção mecânica por meio de técnicas de usinagem, soldagem e conformação mecânica;
Realizar inspeção visual, dimensional e testes em sistemas, instrumentos e equipamentos mecânicos, pneumáticos, hidráulicos e eletromecânicos de máquinas;
Realiza interpretação de desenho técnico;
Reconhecer tecnologias inovadoras presentes no segmento visando a atender às transformações digitais na sociedade;
O curso técnico em mecânico visa formar profissionais capacitados a planejar de maneira ética, solidária e socialmente responsável. Conceber e articular as vivências e experiências, desenvolvendo, produzindo e reorganizando os conhecimentos para o exercício democrático da cidadania; Proporcionar um processo educativo que articule ensino-pesquisa-extensão, considerando as especificidades regionais, relacionadas aos arranjos produtivos local, regional e nacional e à realidade sócio econômica dos educandos; Utilizar as formas de linguagens verbal e científica para habilitar o educando a compreender a sociedade, incluindo a leitura e interpretação de desenho técnico, diagramas, componentes e sistemas mecânicos relacionados às normas técnicas de desenho; entre outros.
Projeto pedagógico a partir de 2023
Resolução de aprovação do PPC 2023
Projeto Integrador
O projeto integrador constitui-se como proposta didática e metodológica institucional. Constituindo como componente curricular pautado na articulação entre ensino, pesquisa e extensão e na integração entre conhecimentos pertinentes tanto à formação geral, quanto à formação específica do curso.
Com base na aproximação dos(as) estudantes com a realidade profissional e, considerando-se o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia como fundamentos, espera-se contribuir para a efetivação da integração curricular do curso técnico concomitante e subsequente em Mecânica para a formação de sujeitos capazes de interagir e intervir de maneira autônoma, consciente e ética no mundo do trabalho.
O princípio de que a Educação Profissional tem como referência o mundo do trabalho subsidiará docentes e alunos para a elaboração de projetos que permitam compreender o trabalho como princípio educativo e não redução da mão de obra. Nesse sentido, no curso técnico em Mecânica concomitante/subsequente, o projeto integrador será o processo pelo qual o aluno, por meio de uma produção acadêmica e técnico-científica, integrará os conhecimentos trabalhados durante o seu percurso formativo de forma que se possa, ao final, demonstrar o resultado da experiência ensino-aprendizagem e o domínio de competências para o exercício de sua profissão.