Sobre o Curso
O curso técnico em mecânica tem o objetivo de desenvolver um conjunto de habilidades e conhecimentos em mecânica, elétrica e informática necessários a fim de tornar o educando capaz de compreender, projetar e desenvolver sistemas mecânicos, ciente das questões éticas e ambientais, de sustentabilidade e viabilidade técnico-econômica envolvidas nos processos industriais.
No que tange à formação específica, o curso Técnico em Mecânica tem como objetivo principal capacitar profissionais combinando o conhecimento técnico e a visão mercadológica, propiciando ao educando:
- Condições de adquirir um conjunto de habilidades em mecânica, eletrônica e computação necessárias a fim de torná-lo capaz de compreender e projetar sistemas mecânicos;
- Capacidade de desenvolver e inter-relacionar uma gama de disciplinas necessárias em mecânica;
- Capacidade de projetar e desenvolver vários sistemas mecânicos simples e automatizados.
Matriz Curricular
A proposta curricular do curso de Técnico concomitante ou subsequente em Mecânica foi organizada da seguinte forma:
Serão ofertadas as disciplinas de Matemática Aplicada e Física Aplicada no primeiro semestre, visando assim aprimorar e solidificar conhecimentos imprescindíveis ao desenvolvimento de outras disciplinas da parte técnica, que requeiram conhecimentos específicos para o melhor desenvolvimento do curso Técnico em Mecânica.
Quanto à formação específica, a organização curricular foi desenvolvida com base no Eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais do Catálogo Nacional de Cursos.A carga horária do curso está distribuída em 4 semestres, sendo que cada semestre é constituído por 100 dias letivos e cada aula tem a duração de 50 minutos.O curso tem carga horária total de 1.235 horas, com 317 horas para o 1º semestre; 317 horas para o 2º semestre; 285 horas para o 3º semestre e 317 horas para o 4º semestre.
MATRIZ CURRICULAR
TCC
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se numa atividade curricular, de natureza científica, em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso. Deve representar a integração e a síntese dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, expressando domínio do assunto escolhido.
Assim, os objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso são:
- Consolidar os conhecimentos construídos ao longo do curso em um trabalho de pesquisa ou projeto;
- Possibilitar, ao estudante, o aprofundamento e a articulação entre a teoria e a prática;
- Desenvolver a capacidade de síntese das vivências do aprendizado;
- Possibilitar, ao estudante, o aprofundamento e articulação entre teoria e prática;
O Trabalho de conclusão de Curso em Mecânica (TCC), é obrigatório, os quais têm por objetivo relacionar as áreas do conhecimento em mecânica.
O Trabalho de Final de Curso é desenvolvido pelo estudante e orientado por um docente, no qual será aplicado os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
O desenvolvimento do TCC poderá ocorrer na modalidade de monografia, artigo científico publicado em periódico, projeto e desenvolvimento de instrumentos ou equipamentos, protótipos, ferramentas, programas computacionais, entre outros.
No decorrer do desenvolvimento do TCC serão apresentados relatórios parciais e finais, em datas pré estabelecidas pelo orientador e para os quais serão utilizadas as normas ABNT de formatação, referenciação e citação.
O professor orientador ficará responsável pela orientação da elaboração e correção dos relatórios, bem como da parte prática se assim houver.
A orientação ao aluno ocorrerá semanalmente e cabe ao aluno orientado apresentar os relatórios para a devida correção em data previamente estipulada conforme solicitação do professor orientador e desenvolver as atividades dentro de cronograma pré estabelecido.
Conforme Organização Didática, resolução IFSP no. 859 de 7 de maio de 2013 ao resultado final do TCC não será vinculada uma nota e sim avaliado com a indicação “Cumpriu”, “Não Cumpriu“.