Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Superiores > Curso Técnico em Agronegócio > Resumo dos Trabalhos de Conclusão de Curso de 2021
Início do conteúdo da página

Resumo dos Trabalhos de Conclusão de Curso de 2021

ABATE CLANDESTINO E SEU IMPACTO NA SAÚDE PÚBLICA

EDMARA DE ALMEIDA NASCIMENTO
PROFA. DRA. GABRIELA DE GODOY CRAVO ARDUINO

RESUMO

A carne é uma das principais fontes de proteína consumidas pelos brasileiros, porém é também o alimento para o qual mais são relatados focos de intoxicação alimentar. Acredita-se que 30 a 50% das carnes fornecidas aos consumidores provêm de abatedouros clandestinos, caracterizados por comercializarem alimentos sem fiscalização dos Serviços de Inspeção Sanitária e sonegação fiscal. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo alertar a sociedade sobre as principais doenças, que podem ser contraídas através do consumo de carnes provenientes de abates clandestinos. Foram aplicados questionários com a finalidade de coletar informações a respeito do conhecimento dos consumidores de produtos cárneos em relação à prática do abate clandestino, assim como a disponibilização de cartilhas informativas para conscientização dos consumidores quanto aos danos à Saúde Pública pelo consumo dessas carnes. Foram entrevistadas 106 pessoas, sendo que 83% dos entrevistados utilizaram como critério para o consumo de carne bovina ser mais saborosa em relação às outras; ao serem questionados se a carne que está consumindo pode causar alguma doença 53,8% dos entrevistados acreditam que pode ser uma fonte de transmissão, enquanto que 46,2% disseram não causar nenhuma doença. A maioria (60,4%) dos entrevistados relatarem adquirir a carne em supermercados, e apesar de 76,4% dos questionados relatarem saber o que é o serviço de inspeção sanitária, ainda assim, somente metade dos entrevistados observam o carimbo de inspeção sanitária na embalagem do produto no momento da compra. Mesmo sabendo que o consumo de carnes clandestinas pode causar diversas doenças, 11,3% dos questionados declararam que talvez a consumiriam ou que continuariam a consumir, mesmo sabendo de sua procedência clandestina. Para tanto, ações de conscientização dos consumidores são necessárias, explicitando os perigos que o consumo de carnes provenientes de abate clandestino está expondo-os. Há que se considerar a questão cultural e socioeconômica no combate à informalidade da produção e comercialização de produtos cárneos, pois os prejuízos serão econômicos, à Saúde Pública, ao meio ambiente e aos animais.

Palavras-chave: Intoxicação alimentar, abate clandestino, inspeção sanitária, saúde pública, carnes.

PRODUTO LÁCTEO INFORMAL E OS DANOS À SAÚDE DO CONSUMIDOR

VALÉRIA ALVES DA SILVA
PROFA. DRA. GABRIELA DE GODOY CRAVO ARDUINO

RESUMO

O leite é um dos alimentos mais completos da natureza. Está presente na alimentação de pessoas de todas as idades e classes sociais, destacando-se, principalmente, na dieta de crianças e idosos. A venda de leite cru para consumo direto da população é proibida em todo o território nacional (Decreto n° 923, de 10 de outubro de 1969). Além do tratamento térmico, a legislação exige também que o leite seja inspecionado antes de chegar até o consumidor. Apesar da proibição, é muito comum no Brasil a comercialização informal e seus produtos, sem nenhum tipo de inspeção. Muitos consumidores, equivocadamente, enxergam esses produtos como naturais e os consideram produtos mais saudáveis que os industrializados, mas desconhecem que esse tipo de venda é proibida, pois pode causar doenças e problemas à saúde. Este trabalho teve o intuito de realizar um levantamento sobre o consumo de produtos lácteos informais, e informar os riscos desse consumo através de cartilha para as pessoas que responderam o questionário. Foram entrevistadas 103 pessoas, sendo 97,1% consumidores de lácteos e derivados. A maioria (97,1%) o adquire em supermercados, porém 76,7% consideraram o “Leite puro da vaca” como o mais seguro, confirmando esta informação quando 57,27% dos respondentes responderam que o melhor leite é o “Direto do Produtor”. As razões levantadas para o consumo de leite in natura (informal) foram: por ser mais saudável (23,14%), por ser mais gostoso (20,66%), por ser mais barato (16,52%), por ser mais prático (12,40%), por ser a única opção (11,57%), por ser mais puro (8,26%), e por ser mais forte (7,44%). O tipo de leite mais consumido foi o de Caixinha/UHT (55,34%), e a maioria (50,5%) coa e ferve o leite antes de consumi-lo. 51,5% acreditam que o leite e seus derivados possam transmitir doenças. 73,79% observam a embalagem do produto, somente 42,72% observam se na embalagem há carimbo de algum serviço de inspeção. Apesar de 85,44% dos entrevistados responderem que sabem que os produtos lácteos precisam ser inspecionados, somente 71,84% tem a percepção de que o consumo de produtos informais pode trazer risco à sua saúde. Observou-se que um dos fatores que contribui para o consumo de produtos lácteos informais é a falta de informação sobre os riscos à saúde. Os consumidores de leite não conhecem a importância do consumo de produtos inspecionados para a sua saúde. Os consumidores correlacionam o produto informal com o caseiro, acreditando ser confiável, esses são os fatores que fazem a demanda do mercado informal crescer.

Palavras-chave: Inspeção sanitária, saúde pública, fraudes, leite.

AVALIAÇÃO DOS RISCOS DO USO DE AGROTÓXICOS EM 5 PROPRIEDADES COM CULTURAS SOB CULTIVO PROTEGIDO NO MUNICÍPIO DE BERNARDINO DE CAMPOS – SP COM SUGESTÕES DE MELHORIAS

CÍNTIA AMARAL COSTA
PROFA. DRA. MARIA CRISTINA MARQUES

RESUMO

O aumento da produção de alimentos, fez com que o uso de agrotóxicos aumentasse surgindo novos produtos no mercado, facilitando o aumento da produção e os riscos de acidentes que pode ser causado com o uso do mesmo, sendo os produtores e trabalhadores rurais os mais afetados direta ou indiretamente por esses novos produtos que facilita o aumento da produção agrícola. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de como os produtores rurais fazem o uso de agrotóxicos e o conhecimento que têm sobre o mesmo e sobre os produtos alternativos (orgânicos). O trabalho foi realizado no período de 2019 a 2020, a pesquisa foi do tipo descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa, realizada no bairro Dourado que pertence ao município de Bernardino de Campos SP, sendo entrevistados 05 produtores rurais com culturas do tipo olerícolas que produzem frutos (pimentão, pepino, tomate, melão e entre outras). Com base na análise dos resultados constatou-se que há uma certa dificuldade sobre o uso de produtos alternativos (orgânicos) principalmente sobre o conhecimento dos mesmos, e que não há tanta segurança no uso de agrotóxicos pelos produtores, sendo predominante o uso incorreto dos EPIs, descarte e local incorreto das embalagens e uso de dosagens acima da recomendada. Os produtores rurais por não terem o conhecimento dos riscos que isso pode causar ou de um produto que possa ser alternativo (orgânico) agregando até mais valor à produção, optam por enfrentar essa situação, por achar que isso facilita a produção.

Palavras-chave: Segurança no trabalho, Agricultura Familiar, Agrotóxicos.

ANÁLISE COMPARATIVA DO PERFIL DO VISITANTE NA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE AVARÉ ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.

FABIANA FERNANDES GOMES DA SILVA
PROFA. DRA LUCIANA PEREIRA DE CARNEIRO

RESUMO

A pandemia de COVID-19 impôs uma série de alterações no cotidiano das pessoas, além de todos os efeitos nefastos relacionados à saúde e à economia. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal identificar o perfil socioeconômico do turista e/ou excursionista que visita a Estância Turística de Avaré, antes e durante a pandemia. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica e documental sobre o tema em questão e trabalho de campo, utilizando métodos quantitativos de pesquisa. Foram analisados 423 questionários, sendo 342 aplicados antes, e 81 durante a pandemia, por diversos pesquisadores do IFSP (Campus Avaré). Concluiu-se que o perfil do visitante da Estância Turística de Avaré segue sendo predominantemente de pessoas que pernoitam duas ou três noites (turistas), em hotéis ou na casa de familiares/amigos. São adultos, do estado de São Paulo, que vem à Lazer ou para visitar familiares/amigos, organizam a viagem por conta própria, consultando apenas a internet ou nada. Já estiveram em Avaré antes e vêm com veículo próprio. Com relação aos atrativos, o principal é a Represa Jurumirim. São turistas que têm experiência e interesse pelo Turismo Rural, com demanda por atividades ativas e gastronômicas. Diante da atual situação pandêmica, as alterações mais relevantes neste perfil foram o aumento no percentual de turistas da capital do estado, com casa própria (Turismo de Segunda Residência) e, consequentemente, que já estiveram em Avaré mais de 5 vezes. Ressalta-se também uma diminuição no percentual de idosos, público de risco da COVID-19.

Palavras-chave: Pesquisa de demanda turística; Pandemia de COVID-19; Estância Turística de Avaré.

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO MILHO: TESTE DO HIBRIDO P4285VYHR

ALEXANDRE TAMASSIA ROTELLI
PROF. DR. ADILSON JOSÉ ROCHA MELLO

RESUMO

A produtividade é um dos fatores mais importantes aos produtores agrícolas, além da elevação da quantidade de produtos gerados em uma metragem quadradas há o melhor aproveitamento do uso do solo, bem como uso para a diversidade e consorcio das culturas. O teste de desenvolvimento é de extrema importância para elevar a qualidade e quantidade referente a produção e tecnologia aplicada ao agronegócio. A adubação do solo é essencial a quaisquer tipos de cultura, sendo necessário compreender a necessidade de cada planta e objetivo a ser atingido quando ao cultivo, característica da produção, uso e etc. O trabalho tem como objetivo o teste de germinação e desenvolvimento do milho hibrido P4285VYHR aplicando a ureia in natura na superfície e enterrada, visando a qualidade e produtividade do milho. Em geral a ureia é aplicada por meio de pulverização, junto a irrigação ou antes do plantio. Metodologicamente o trabalho ocorreu em duas etapas a primeira se debruçou em pesquisas bibliográficas sobre a germinação do milho e experimentos e comparativos do uso da ureia. Em seguida foram realizados testes com diferentes formas de aplicações da ureia, sendo enterrada ou superficial, no momento do plantio do milho hibrido P4285VYHR. O experimento apresentou diferentes resultados, de acordo com a forma de aplicação da ureia ao vaso.

Palavras-chave: Teste de Germinação, Teste de Desenvolvimento, Ureia, Milho, Hibrido P4285VYHR

PRODUÇÃO DE LICOR DE CAFÉ AROMATIZADO COM CANELA E BAUNILHA, COMO ALTERNATIVA DE RENDA NA AGRICULTURA FAMILIAR

JOÃO ALEXANDRE CALDERAN JUNIOR
PROFA. DRA LUCIANA MANOEL DE OLIVEIRA

RESUMO

O presente trabalho refere-se à produção de licor preparado com café, essência de baunilha e canela, com diferentes torras e concentrações das matérias primas, visando sua utilização como subproduto para a geração de renda na agricultura familiar. Foram realizados quatro preparos distintos. Os licores foram preparados com a mesma técnica, diferindo apenas na concentração de canela e o nível de torra das amostras do pó de café. Os grãos de café foram submetidos a duas torras iniciais, para se obter uma torragem média e outra avançada dos grãos, cada torra gerou duas amostras, com diferenciação da concentração de canela, ambas com a mesma quantidade de essência de baunilha. Cada amostra ficou em maceração por 15 dias em contato com a cachaça “velho barreiro”, 50% do volume de água e a canela. Após esse período foi adicionado a essência de baunilha e a calda preparada com açúcar cristal e a fração de água restante e submetida a descanso por mais 15 dias. Foram filtradas, envasadas e levadas a análise sensorial. A amostra com a torra de café elevada e menor concentração de canela foi a favorita, enquanto a torra de café média e menor concentração de canela foi a menos favorita. A pesquisa de mercado confirma o interesse dos consumidores no produto, afirmando o licor de café como alternativa viável de renda em pequenas propriedades.

Palavras-chave: Licor de Café, Agricultura Familiar, Canela.

CAFÉ TORRADO E MOIDO EM EMBALAGENS DE SACHÊ EM DOSE ÚNICA

JORGE ANTONIO DOS SANTOS
PROFA. DRA MARIANA CAMARGO SCHMIDT

RESUMO

O café é uma bebida muito consumida e atualmente há uma demanda por praticidade e por café em dose única. O café solúvel é uma opção prática porém com baixa aceitação, já as cápsulas são bem aceitas mas prejudiciais ao meio ambiente. Esse trabalho propôs a produção de café torrado e moído em dose única em sachês para infusão, testando materiais biodegradáveis para confecção do sachê, quantidades adequadas ao sachê e formulação com sabores. Foi realizada pesquisa via internet sobre hábitos e receptividade do público em relação ao café proposto e também à adição de sabores ao sachês. Através dessa pesquisa determinou-se a intensidade do café testada sensorialmente e os sabores adicionados ao café: chocolate e canela. Estipulou-se a quantidade ideal de café no sachê por meio de análise sensorial de preferência e verificou-se o índice de aceitabilidade dos cafés em sachês produzidos através de análise sensorial de escala hedônica. O resultado da pesquisa mostrou a grande apreciação, o alto consumo de café e a preferência por cafés com intensidade intermediária, além da grande receptividade em relação ao produto proposto nesse trabalho. Com a análise sensorial de preferência constatou-se que 5 gramas de café é ideal para elaboração do sachê. Ambos os sabores adicionados ao café apresentaram boa aceitabilidade com índices de 76,33% e 85% respectivamente para canela e chocolate. O café torrado e moído em sachês, adicionados ou não de sabores especiais, é uma opção para atender a demanda por cafés em dose única sem ir contra a preservação ambiental.

Palavras-chave: Café em Sachê, Monodose de Café, Sachê Biodegradável.

AVALIAÇÃO DO USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO POR AGRICULTORES FAMILIARES NA REGIÃO DE AVARÉ-SP

MACALISTER ADELMO SANTOS E SILVA
PROFA. MSC. ANGELA TERESA ROCHETTI

RESUMO

As tecnologias facilitam a rotina diária das pessoas e possibilitam para as empresas maior facilidade na gestão de seus negócios propiciando uma maior competitividade frente ao mercado atual globalizado. Embora o uso crescente de tecnologias pelas pessoas e empresas, uso de computadores e de internet nos estabelecimentos agropecuários e o nível de instrução dos produtores, bem como a infraestrutura de comunicação ainda são alguns entraves para o aumento da produtividade na agricultura, especificamente entre os pequenos produtores rurais. Sabe-se que os agricultores familiares enfrentam grandes dificuldades na utilização de recursos básicos de informação dentro de sua propriedade. As estratégias para implantação da tecnologia da informação muitas vezes são limitadas ao contexto em que vivem e, portanto, buscam outros meios específicos de anotações e gestão de suas propriedades sem uso das atuais tecnologias. Frente a isso há a necessidade de levantamento destas informações, a respeito de como o produtor rural como da agricultura familiar, se comporta diante de alternativas propostas pela Tecnologia de Informação (TI) com o objetivo de simplificar tarefas, aumentar a competitividade e reduzir custos. Isto trata-se do objeto de estudo deste trabalho.

Palavras-chave: Tecnologia de Informação (TI), Agricultura Familiar, Trabalho

PROPOSTA DOS PRINCIPAIS ITENS PARA A COMPOSIÇÃO DE CARTILHA DE ORIENTAÇÃO VOLTADA PARA O PEQUENO PRODUTOR COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA A VENDA DE PRODUTOS NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE)

GEOVANE DOS SANTOS CRUZ GLODIS
PROFA. DRA. MARIA CRISTINA MARQUES

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo levantar principais dificuldades dos agricultores em adquirir linhas de créditos, venderem suas produções para o PNAE e participar de outros programas do governo. O acesso ao crédito, para os agricultores familiares, torna-se fundamental para financiar suas despesas com insumos, investimentos (em máquinas, equipamentos, edificações, etc.) e comercialização dos produtos provenientes de suas produções. Não se pode negar que o crédito tem a especificidade de facilitar os negócios, ao favorecer a sua realização e também substituir o dinheiro por um determinado título. Em Itaberá-SP, foi observado que os agricultores familiares desta região são ávidos de informações dos programas oferecidos pelo governo, porém, grande parte não faz uso da mesma, deixando se assim uma ideia desconexa. Foi utilizado neste trabalho um questionário contendo 8 perguntas para a identificação de perfil dos agricultores e 10 perguntas pragmáticas, especificas sobre: PRONAF, PRONAF B, DAP, PNAE, ATER, SEAF foram pesquisados 10 produtores. Segundo Mattei (2010), o Pronaf foi criado com o objetivo de estimular a expansão da agricultura familiar no país e se difundiu rapidamente por todas as grandes regiões do país, e atualmente encontra-se presente em quase todos os municípios brasileiros.

Palavras-chave: Agricultura Familiar, Linhas de Crédito, Pnae .
Fim do conteúdo da página