Página inicial > Últimas Notícias > Docentes da área de Letras organizam livro sobre literatura brasileira contemporânea

• Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 08h30
  • Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 08h30

Os professores doutores Rafaela Cássia Procknov e Renan Augusto Ferreira Bolognin organizaram um livro a respeito dos múltiplos eixos que compõem a literatura brasileira contemporânea. A obra reúne ensaios de pesquisadores das mais renomadas instituições do país e apresenta um instigante passeio pelo bosque da narrativa do presente.

A proposta da compilação, segundo explicam seus organizadores, é oferecer aos leitores ensaios que, a partir da reflexão temática sobre tópicos recorrentes na prosa atual, tragam à baila autores e autoras representativos do momento.

Os dez capítulos que constituem a obra, além de abordarem algumas das linhas temáticas da prosa brasileira atual, partem de pressupostos teórico-metodológicos diversos. Desse modo, os organizadores acreditam que um dos vários méritos do trabalho é proporcionar o contato com o que tem sido produzido de mais inovador e profundo no solo da Crítica Literária, ao mesmo tempo em que brinda o leitor com o conhecimento da obra dos escritores e escritoras fundamentais do cenário literário do agora.

Os ensaios percorrem um giro temático-reflexivo “pelas cidades possíveis”, pelas “escritas de si”, pelas “escritas da violência”, pela “literatura de autoria feminina”, pela elaboração “dos temores”, pelas “dicções da não identidade”, pelos “deslocamentos, narração e memórias”, pelas “faces e interfaces da literatura brasileira contemporânea”, pelo “esquecimento como herança” e pelas “veredas de outros sertões”.

O livro conta, ainda, com um belíssimo prefácio, escrito pela Profa. Dra. Eurídice Figueiredo, uma das mais importantes críticas literárias da literatura brasileira dos últimos decênios e com dois poemas, que abrem e encerram a obra, de Miguel Moreno Espanha, estudante da Licenciatura em Letras – Português e Espanhol, do câmpus de Avaré.

Nomeada como Caixa de Pandora: a literatura brasileira contemporânea e (alguns de) seus eixos, a coletânea de textos foi idealizada tanto para a leitura de estudiosos da literatura, quanto para o público não especializado na área. Trata-se, assim, de um trabalho voltado à comunidade acadêmica, mas também de uma empreitada de divulgação científica que pretende alçar voos para além dos muros da universidade. Outrossim, os professores organizadores do livro apontam que a ação mais efetiva de divulgação científica é aquela que não ignora as relações entre ensino, pesquisa e sociedade. Portanto, esperam que mestres, doutores, trabalhadores, estudantes, escritores, enfim, todos e todas tenham acesso a esse projeto gestado com tanta dedicação, paixão e investigação.