Degustando conhecimento e cultura
Considerada patrimônio nacional, a cachaça, um dos símbolos mais icônicos da gastronomia brasileira, foi tema de workshop para alunos e professores do Curso Superior de Gastronomia do IFSP Avaré que, na manhã de 27 de novembro recebeu Diego Pavão, Somellier de Cachaça, que trabalhou o tema Atividade sensorial - degustação e harmonização de cachaças brasileiras.
Possibilitado pela Verba Universal, o evento supracitado, operacionalizado pelos alunos matriculados na disciplina de Organização de Eventos (2º ano), atendeu competências das disciplinas de Estudos das Bebidas e Enologia (Prof. Dr. Paulo Frederico) e Cozinha Brasileira (Prof. Dr. Felipe Reis e Prof. Dr. Ricardo Gomes).
Ao longo da manhã, cinco distintos rótulos brasileiros, combinados com alimentos que evidenciaram a característica de cada uma das cachaças degustadas, foram analisados de forma sensorial.
Para o palestrante, a cachaça é geograficamente subestimada, já que no senso comum é associada a um consumo pouco glamourizado, mas possui condições de notoriedade em âmbito global, como acontece com bebidas como o Gin (Países Baixos), Whisky (Escócia) e Tequila (México).
Para a coordenadora do curso de Gastonomia, Profª. Drª Pércia Mazo, "o objetivo da atividade foi promover uma experiencia de análise sensorial, onde puderam realizar a degustação e harmonização de cachaças. Ao contatar o palestrante, a referida enfocou a importância em aumentar a bagagem gustativa dos alunos, em tempo de oportunizar possibilidades de uso da cachaça em distintas produções gastronômicas, de forma a sensibilizar os futuros profissionais da gastronomia sobre a importãncia desse produto tipicamente brasileiro, bem como ampliar o entendimento do Arranjo Produtivo Local de nosso território. Pércia considera também que a experiência foi exitosa e enriquecedora. Finallza sua fala destacando, como educadora, a satisfação em poder oferecer aos nossos alunos uma experiência como a do dia de hoje".
Já o Prof. Dr.Paulo Frederico lembra que a disciplina de Estudo das Bebidas e Enologia, engloba o estudo da cachaça e, por esse motivo, destaca a importância do evento por meio da práxis, que possibilitou a aquisição de competências acerca da importância dessa bebida, bem como a forma de produção e possibilidades de degustação com harmonização.
Para a acadêmica Maria Eduarda Uriu, do segundo ano do curso, ficou clara a necessidade em valorizar cada vez mais a cachaça enquanto ingrediente, muitas das vezes esquecido, já que possibilita uma infindade de preparos no âmbito da gastronomia. Já a acadêmica Giovanna Braite, também do segundo ano, considerou a atividade super interessante, ao perceber que o aprendizado adquirido ao longo da disciplina de Estudo das Bebidas e Enologia pôde ser evidenciado por meio do workshop.








Redes Sociais