Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > SERVIDORES DO CÂMPUS AVARÉ APROVAM PROJETO DE EMPREENDEDORISMO INOVADOR
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

SERVIDORES DO CÂMPUS AVARÉ APROVAM PROJETO DE EMPREENDEDORISMO INOVADOR

  • Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2020, 10h30
  • Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2020, 10h30

Os servidores do IFSP - Câmpus Avaré Luciano Delmondes de Alencar, Ricardo Barbosa Crivelli e Gustavo Guerra Damiano tiveram o projeto intitulado "Smartbiofactory: Uma biofábrica inteligente para propagação massal de plantas" aprovado no edital IFES 05/2020 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) – MEC na décima oitava posição na classificação geral e em primeiro no Estado de São Paulo. Ao todo foram 153 projetos de inovação em economia 4.0 nas categorias de serviços, indústria e agricultura concorrendo entre os Institutos Federais (IFs) e Universidades Federais (UFs) de todo o país, dos quais somente 60 foram aprovados.

A economia 4.0 é a nova fronteira do desenvolvimento, otimizando e conectando produtos e processos por meio da internet e, com isso, elevando substancialmente a qualidade destes. Esse projeto objetiva aplicar técnicas de Internet das Coisas para produzir mudas de plantas em larga escala e com rastreamento genético através da SmartBiofactory, que consiste em um sistema integrado de um biorreator de imersão temporária cujo funcionamento será controlado remotamente através de uma aplicação para smarphones. O projeto terá duração de 24 meses e prevê o montante de 233 mil reais investidos entre equipamentos e bolsas de pesquisa. Estão previstas bolsas de iniciação industrial e tecnológica para, pelo menos seis alunos do campus IFSP – Avaré, dos cursos de Agronegócio, Biologia, Eng. Biossistemas, Mecatrônica e Mecânica. O projeto prevê também verba para a implementação e montagem de um laboratório de cultura de tecidos que, além de auxiliar na validação do sistema proposto, auxiliará no treinamento dos estudantes e, futuramente, pode atender a demanda da agricultura familiar e empresarial da região, fornecendo mudas para cultivo orgânico e convencional das mais diversas culturas. Além disso, o desenvolvimento de software e componentes da SmartBiofactory, caso validados e aprovados, preveem patente para o IFSP.

O coordenador do projeto, Luciano D. Alencar, é graduado em agroecologia pela UFSCar - Câmpus Araras, mestre em agronomia área de concentração em genética, melhoramento vegetal e biotecnologia pelo Instituto Agronômico de Campinas, doutorando em genética e biologia molecular com área de concentração em genética e melhoramento de plantas pela UNICAMP e faz parte do quadro de servidores do IFSP desde fevereiro de 2020, atuando como Técnico em Agropecuária. Gustavo Guerra Damiano é bacharel em engenharia civil e especialista em estruturas para construção civil, atuará no desenvolvimento de um biorreator automatizado de baixo custo, atua no IFSP desde março de 2013. Já Ricardo é bacharel e licenciado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Informática na Educação e responsável pelo desenvolvimento do aplicativo e a smarbiofactory. Atua no IFSP desde janeiro de 2014 como Técnico de Informática.

Na foto: da esquerda para a direita, os servidores Ricardo, Gustavo e Luciano.

registrado em:
Fim do conteúdo da página