Página inicial > Últimas Notícias > Nota da comunidade do IFSP Avaré

Nota da comunidade do IFSP Avaré

• Publicado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 13h52
  • Última atualização em Terça, 28 de Setembro de 2021, 13h52

Em reunião realizada no Câmpus Avaré, em 23 de setembro de 2021, os servidores e servidoras presentes deliberaram, majoritariamente, pela construção de uma nota manifestando a posição contrária sobre o reordenamento dos Institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A elaboração dessa nota foi decidida pela maioria das servidoras e dos servidores presentes na reunião que concordaram com o teor apresentado a seguir:

1.         A proposta gera dúvidas aos presentes uma vez que os investimentos para a ampliação dos câmpus, a construção de novos institutos e o aumento do número de estudantes atendidos, além de possíveis benefícios pedagógicos, não ficam claros, pois a educação pública vive, há algum tempo, um cenário de arrocho e cortes no orçamento, e, caso a proposta do governo seja implementada, fica a dúvida se o orçamento seria o suficiente para todas as reitorias;

2.         Houve urgência na tomada de decisão sobre o assunto sem que houvesse tempo hábil para a ampliação da discussão com as comunidades acadêmicas envolvidas no processo de fragmentação proposto pelo governo federal;

3.         Os participantes, majoritariamente, não concordam com a forma de como a escolha dos reitores para os novos câmpus pode ocorrer, haja vista que a autonomia dos câmpus pode ser prejudicada caso a escolha de seus gestores não seja feita de forma representativa e democrática

4.         A maioria dos participantes teve a percepção de que a reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo não informou às servidoras e aos servidores sobre a possibilidade de escolha à adesão da proposta, a partir da fala do Ministro da Educação na comissão de educação do Senado Federal, realizada em 16 de setembro de 2021 (https://youtu.be/CntLoa_vDHo), na qual explicita que a adesão à proposta de reordenamento não seria por imposição, mas por escolha das comunidades acadêmicas.

Diante do exposto, os presentes à reunião, majoritariamente, decidiram que o reordenamento não deve ocorrer nesse momento. Para que haja um reordenamento dos Institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica deve ocorrer ampla discussão com a comunidade de todos os dados orçamentários, dos dados sobre impactos em relação aos recursos humanos e patrimoniais e, acima de tudo, os impactos na identidade dos Institutos Federais e na sua concepção educacional para que dessa maneira a comunidade consiga compreender quais seriam as vantagens e as desvantagens da reordenação no curto, médio e longo prazo.