Sobre o Curso
TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA
O curso tem duração de 2 anos (4 semestres), sendo que a entrada se dá de forma anual via ENEM/SISU, com 40 vagas disponíveis para o período matutino.
PERFIL DO TECNÓLOGO EM GASTRONOMIA
O tecnólogo em Gastronomia atua no mercado de alimentos e bebidas, bem como em empresas correlatas da área de hospitalidade.
MERCADO DE TRABALHO
Concebe, planeja, gerencia e operacionaliza produções culinárias atuando em cozinhas em geral e em empresas da área de alimentos e bebidas aplicando práticas sustentáveis com relação aos insumos, sua produção e distribuição, de forma que respeite tanto o meio ambiente, quanto as pessoas responsáveis pela produção e o consumidor final.
PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS NA FORMAÇÃO
Respeito a origem e a cultura que envolvem os alimentos, dando especial atenção à qualidade dos processos e dos insumos na produção criativa dos alimentos e bebidas.
Matriz curricular a partir de 2023
A matriz curricular do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia lista todos os componentes curriculares que serão cursados pelo estudante do início à conclusão do curso. A integralização é parte do projeto pedagógico, documento-guia que fundamenta e norteia a formação ofertada em todos os âmbitos do curso. A carga horária do curso está distribuída em 04 semestres. Cada semestre é constituído por 20 semanas, e cada aula tem a duração de 50 minutos. Estas 20 semanas semestrais estão distribuídas em 100 dias letivos (considerando-se alguns sábados letivos por semestre), totalizando os 200 dias letivos anuais exigidos pela legislação.
O curso de Tecnologia em Gastronomia apresenta 1.600 horas de carga horária, e os Componentes Curriculares se interagem no pressuposto da interdisciplinaridade e com suas epistemologias e práticas específicas. A interação de conteúdo se materializa na relação teoria-prática, conforme especificado:
- 1433,6 horas para o desenvolvimento dos Conteúdos Curriculares de Formação Específica, presencial, teórico-prática em laboratório/sala de aula;
- 166,6 horas para o desenvolvimento de Projeto de Curricularização de Extensão;
- 33,3 horas destinadas para o desenvolvimento Componente Curricular Optativo;
- A atividade de estágio supervisionado não se aplica na matriz curricular do curso, em razão da natureza do caráter prático que a matriz oferece em suas disciplinas.
- Por se tratar de um curso de tecnologia com um viés prático, ele não possui TCC. Entretanto, os alunos são incentivados a desenvolver projetos, trabalhos acadêmicos e pesquisas ao longo das disciplinas ofertadas durante os dois anos de curso.
Matriz curricular
PPC a partir de 2023
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é o documento que norteia o desenvolvimento do curso, explicitando sua justificativa de implementação, os fundamentos teórico-metodológicos, o perfil do egresso, os objetivos, a organização curricular, entre outros.
PPC reformulado em 2022
Plano de gestão
O Plano de Gestão tem por objetivo traçar e apresentar as ações e medidas a serem desenvolvidas pela Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, Câmpus Avaré, com vistas ao cumprimento das funções institucionais e constante aprimoramento do curso.
Manual de Boas Práticas no Laboratório de Gastronomia
O Manual de Segurança e Boas Práticas dos Laboratórios Vinculados ao Curso de Tecnologia em Gastronomia tem por objetivo auxiliar na garantia a manutenção das boas condições de trabalho dos laboratórios.
Manual de Boas Práticas no Laboratório de Gastronomia